Procura-se um Venerável...


Procura-se um Venerável - Não precisa ser perfeito, mas que não seja medíocre. Não precisa ser Gr .'. 33, basta ser Mestre Maçom. Não precisa ter imensa cultura geral, mas que tenha sabedoria, força e beleza maçônicas. Precisa gostar de aprender, e ter imensa vocação para ensinar. Não precisa ser um eloqüente tribuno mas, deve saber falar, calar e principalmente, agir certo nos momentos certos.  Precisa saber sorrir, e não ter pejo de chorar pela infelicidade e a dor alheia. Deve conhecer e reconhecer suas limitações e fazer de tudo para superá-las.

Procura-se um Venerável - Que não seja infiel, vazio ou libertino; que ame a liberdade. Que goze com moderação e sem ostentações dos prazeres da vida. Que tenha infinita crença em Deus, devotamento à Pátria e infinito amor à família.

Procura-se um Venerável - Com disposição indomável para combater o vício, a corrupção, o crime, o lucro fácil e suas próprias ambições pessoais. Que seja sempre encontrado ao lado dos enfermos, fracos e famintos de pão e de justiça. Que respeite seu próximo, independentemente de cor, posição social, credo ou idealismo político. Que respeite e que lute pelo respeito ao meio-ambiente, como a única forma  de garantir a existência da vida no planeta.

Procura-se um Venerável - Para amparar e ouvir seus Irmãos, guardando como segredo suas confissões e fraquezas, mas enaltecendo para todos as suas virtudes. Que conheça e goste de cumprir a ritualística maçônica do seu Rito. Que combata o obscurantismo, a intolerância, o fanatismo, as superstições, os erros, as más lendas e invencionices maçônicas.

Procura-se um Venerável - Que não encerre os trabalhos com "um só golpe de malhete", para não golpear a egregóra (?) da Loja. Que faça Pompas Fúnebres para os Irmãos que partiram para a Maçonaria Celeste; que faça Adoção de Lowtons, se preocupando com os mesmos; que realize Loja de Mesa, Confirmações de Casamentos e Sessões Magnas Cívicas, com a presença de não maçons, para difundir ao mundo o ideal maçônico.

Procura-se um Venerável - Não precisa ter alto "status", mas que seja despido de tolas vaidades. Deve saber perdoar, e muito mais saber pedir perdão.

Procura-se um Venerável - Para incentivar com seu próprio exemplo de trabalho os trabalhos filantrópicos, sociais e educativos da Maçonaria junto à coletividade. Que procure inteirar-se da educação e cultura dos nossos sobrinhos que incentivados e conscientizados, deverão ser os maçons do amanhã, para que a Maçonaria sobreviva altaneira e útil, no tempo e no espaço.

Procura-se um Venerável - Não precisa ser financeiramente rico, mas não pode ser espiritualmente pobre. Precisa ser puro de sentimentos e deve ter como o grande ideal de sua vida a Maçonaria. Deve prestar auxilio e socorro por intermédio da sua Loja aos Irmãos visitantes, fazendo com que, eles se sintam como se estivessem em suas própria Lojas.

Procura-se um Venerável - Que não valorize os paramentos luxuosos. Que goste muito mais de encargos do que de cargos e altas pompas e que desempenhe com abnegação e fidelidade todos os encargos do cargo.

Procura-se um Venerável - Que imitando o apóstolo Pedro, seja e ensine a seus obreiros serem pescadores de homens no mundo não maçônico, para transformá-los em Construtores Sociais e Cidadãos do Mundo. Que não viva preso às lendas e histórias da Maçonaria no passado, mas que, a ajude a escrever hoje a mais bela página do presente a serviço do nosso povo.

Procura-se um Venerável - Que aceite abertamente em sua Loja, como princípio fundamental da Maçonaria Universal, Irmãos e Irmãs em igualdade de direitos e deveres, independentemente de tratados e acordos internacionais ou não, visto que todos eles foram igualmente iniciados nos TEMPLOS DO G.'. A.'. D.'. U.'. e neles receberam Sua LUZ. Que entenda e que faça seus obreiros entenderem que reconhecimentos maçônicos, landmarques e outras paranóias só servem para manter brasileiros separados por tolos preconceitos, exatamente no momento em que o Brasil está mais do que nunca precisando da sua Maçonaria ativa, forte e vigilante como o era no passado.

Procura-se um Venerável - Que após o término do seu mandato, decline de ficar no Oriente, dando palpites ao lado do novo eleito, e se ofereça com toda a humildade para ser o Cobridor da Loja, tendo em vista que é quem melhor conhece aos Irmãos do quadro. 

Procura-se um Venerável ou uma Venerável - Que nos abrace por três vezes três, sorrindo ou chorando conosco,   ou ainda, enxugando nossas lágrimas, mas nos dando a todo instante a inabalável certeza que, a Maçonaria é realmente a iluminada Escada de Jacó, que eleva o homem da Pedra Bruta à Presença da Mente Cósmica Universal, recebendo e distribuindo LUZ!

Coré .'.