O Rito de York



O Rito de York é o rito mais antigo e o mais praticado em todo o mundo. Estima-se que cerca de 85% dos maçons o praticam.

A Grande Loja de Londres juntamente com as Grandes Lojas da Escócia e Irlanda, fundadas em 1717, 1725 e 1736, respectivamente, constituem as três mais antigas do mundo.
Na Inglaterra não havia denominação para rito tal como é hoje (Escocês, Francês, Adonhiramita etc). Poder-se-ia dizer que, para os ingleses, rito é um procedimento, uma prática e não uma denominação especifica.

Até 1717 as lojas maçônicas eram livres, isto é, não havia uma obediência que as aglutinassem. Com a fundação da Grande Loja de Londres algumas lojas inglesas passam a se subordinar a uma obediência central. Na cidade de York as lojas maçônicas continuaram independentes até 1751, quando surge uma Grande Loja rival denominada Grande Loja da Inglaterra ou Grande Loja de York.

Com a rivalidade entre as duas Grandes Lojas, a denominação Rito de York começa a tomar corpo. Na verdade, ainda não se trata de um rito, mas sim do procedimento adotado pelos maçons de York que divergiam em alguns poucos pontos dos procedimentos adotados pelos maçons de Londres. Com isso a denominação acaba se consagrando.

Na prática, não havia diferenças ritualísticas acentuadas que pudessem ser caracterizadas nos procedimentos ritualísticos da Grande Loja de Londres e Grande Loja de York. Na realidade trata-se de um mesmo procedimento, praticado tanto pelos "Antigos" quanto pelos "Modernos".

Rito de York ou Emulation é o rito mais próximo da maçonaria operativa, anterior a 1717.
Em 1813 ocorre a união entre as duas Grandes Lojas rivais inglesas que deu origem a Grande Loja Unida da Inglaterra, cujo procedimento maçônico passa a denominar-se Emulation [Rito Emulação].

Portanto, por força do Act of Union firmado pelas duas Grandes Lojas rivais, a denominação Rito de York deixa de existir, pelo menos formalmente. A nova denominação foi adotada para que não ficasse caracterizado que a Grande Loja de Londres submeteu-se a Grande Loja de York cujo rito, até a época da união, denominava-se "Rito de York".


Atualmente, há 157 Grandes Lojas no mundo, das quais a Grande Loja Unida da Inglaterra reconhece 107. Isso não implica dizer que as 50 Grandes Lojas não reconhecidas, sejam consideradas espúrias ou irregulares - simplesmente, não são reconhecidas.

É difícil precisar, exatamente, o número de lojas maçônicas no mundo. Sabe-se que há, aproximadamente, 50 mil lojas em jurisdições reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra.

A Inglaterra com cerca de 48 milhões de habitantes e perto de 700 mil maçons, é a maior jurisdição, com 8.578 Lojas.

Na Capital - LONDRES - , com 7 milhões de habitantes na área metropolitana, existem cerca de 1.648 lojas maçônicas, com 150 mil maçons, aproximadamente.

Os EUA possuem 50 Grandes Lojas, com aproximadamente, 15 mil lojas maçônicas e 4 milhões de maçons.

Com 50 jurisdições os Estados Unidos contam com cerca de metade de todas as Grandes Lojas reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra, Irlanda e Escócia.

Dos 4 milhões de maçons dos Estados Unidos, 3 milhões são do Rito de York, ou seja 75%. Entretanto, é oportuno frisar que o Rito de York praticado nos Estados Unidos difere do Emulation praticado na Inglaterra.

O Emulation, na Inglaterra, não possui graus filosóficos. Nos EUA, o Rito de York é constituído pelos 3 graus simbólicos e 4 graus filosóficos. Estas não são as únicas diferenças. Existem outras de ordem ritualística.



Comparações entre ambos os ritos:

No Brasil, as lojas maçônicas federadas ao Grande Oriente do Brasil adotam a linha inglesa ou seja, o Emulation Rite apesar do uso da denominação "Rito de York" que acabou se consagrando. Entretanto, existem muitas lojas ligadas a outras obediências que praticam o "iorques" ou seja, uma mistura entre o Rito de York (linha americana) e o Escocês que acaba resultando numa verdadeira barbárie ritualística.

O total de maçons no mundo, em números exatos, é difícil de ser calculado, porque as informações não são completas. Entretanto, pode-se compor os quadros a seguir:


País
Lojas
Maçons
Inglaterra
8.578
700.000
Escócia
5.700
400.00
Irlanda
1.100
60.000
Total - Grã-Bretanha
15.378
1.160.000
País
G.L.
Lojas
Maçons
Estados Unidos
50
15.000
4.000.000
Inglaterra
01
8.578
700.000
Escócia
01
5.700
400.000
Irlanda
01
1.100
60.000
Canadá
01
5.000
250.000
América do Sul

9.000
450.000
Australásia

7.500
375.000
Filipinas

210
10.500
Europa Cont.

1.300
65.000
Nova ZelândiaJapão, Índia, etc.

5.000
200.000
Total

Desse total, 5.500.000 praticam
 o RITO DE YORK, ou seja: 85%.
Há, naturalmente, errosmas que não afetam o resultado final.


6.510.000








ALGUMAS COMPARAÇÕES COM O RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

Não tem no Rito de York:
  • Palavra Semestral;
  • Cadeia de União. (não deve ser formada em hipótese alguma).
  • Sessões Especiais (todas são regulares).
  • Câmara de Reflexão.
  • Espadas dentro da loja (o único que usa a espada é o GE).
  • Bolsa de Propostas e Informações.
  • Passos para entrada na loja.
  • Cartão de visitante (quando o visitante exige, o ML solicita que oIrmSecencaminhe uma carta diretamente à loja do visitante, informando a visita).
  • Altar dos Juramentos (não há altares na loja, as mesas do ML, 1ºV e 2ºV, são retangulares e chamadas de Pedestais).
  • Transmissão da Palavra Sagrada.
  • Cálice da Amargura (na iniciação).
  • Consagração pela Espada e o Malhete.
  • Espada Flamejante.
  • Prova dos Elementos.
  • Tríplice abraço.
  • Os três pontinhos; (deve ser abolido, das abreviaturas e também das assinaturas).
  • Diferença de nível entre o Ore Oc..
  • Separação física entre o Ore Oc. (grade).
  • Os cargos de: Orador, Chanceler, Experto, Porta Estandarte e Porta Espada.
  • Corda de 81 nós.
  • Candidatura para o cargo de Mestre da Loja (não há disputa pelo cargo, há uma linha de sucessão).
  • Nenhum assunto administrativo pode ser discutido em lojaaberta;
Nenhum candidato é reprovado no escrutínio secreto em loja aberta.

(os candidatos são avaliados e pré-aprovados em reunião administrativa).