A Formação e o Sentido da Comab


A Confederação Maçônica do Brasil - COMAB é um salto qualiquantitativo superior a um século, no entendimento político desta escola de construtores e edificadores de templos nos corações: iniciática através da comunicação simbólica - sentidos -, portanto, virtual.

É o produto de lutas e conquistas para o estabelecimento confederado em terras brasileiras, resultado da prática humana, dentro dos princípios de solidariedade, harmonia e não intervenção. É a negação da mentalidade difusa, estagnada e pueril e a afirmação da evolução e do progresso, rumo à transcendentalidade da criação e do percurso histórico da humanidade, geratriz de vida nova, desprovida de paixões, fecunda, transbordante de ações que se tornam sensações e emoções.

É uma confederação que agrega organicamente as federações, potências e obediências autônomas, independentes e soberanas com estrutura e mecânica própria de funcionamento; negação do culto da personalização e o advento, a páscoa da institucionalização do poder democrático; valor que desperta o conhecimento, entender, ao exame, à crítica, à convicção, procurando encontrar a verdade que é descoberta onde tudo é contido - o amor.

Forma, a partir dos Grandes Orientes Independentes, a Escola do Conhecimento.

Fonte: Uma Luz na História
Ir.´. Octacílio Schüler Sobrinho