Peca de Arquitetura
Para sessão Econômica de Aprendiz,
Titulo: Verificar se o Templo está coberto e verificar se todos os presentes são maçons.
( ou se concordarmos no final o titulo pode ser mudado, para o Espírito da Coisa).
Os trabalhos de uma loja devem ser realizados a portas fechadas, por isso o V.:M.: pergunta ao 1 vig para verificar.
O primeiro significado é literal. Não se faz necessário mais comentários.
O outro significado é esotérico. Neste o significado é proteção de parte do G.:A.:D.:U.:. O cobridor interno, por ordem do 1 vig notará se o ambiente que acolhe os Obreiros foi devidamente preparado e aqui entra o misticismo da liturgia maçônica.
Simbolicamente só o 1 vig possui a sensibilidade de, depois de obtida a informação do cobridor interno, sentir se realmente a loja encontra-se protegida de toda influência profana, refugiando os irmãos num recinto que realmente deve ser um templo, onde os trabalhos serão realizados sob os auspícios do GADU.
O 1 vig não responde prontamente ao V.:M.:, sem antes olhar para todos os irmãos e notar em seus semblantes que se encontram iluminados pela luz que emana do triângulo Luminoso.
E verificar se todos são maçons?Não basta que os irmãos estejam de pé e a ordem, vestindo avental e insígnias da loja para os que ocupam cargos.
Ser maçom é irradiar as qualidades mentais e espirituais adquiridos através da vivencia maçônica que inicia antes da iniciação.
Embora invisível ao olho comum, a sensibilidade do 1 vig capta essa disposição da alma e poderá afirmar que, realmente todos os presentes são maçons.
Para que a responsabilidade não fique toda com o 1 Vig...
Cabe a cada um de nós, já na sala dos Passos perdidos, nos revestir da auréola da espiritualidade, para criar o ambiente favorável a evolução espiritual, pois todos nos cremos que dentro do templo há na magia do ritual, a presença do GADU.
Ao participar em sessão na Loja Estrela do Meio Dia, em Porto Alegre, constatei um tempo maior de introspecção, na Sala dos Passos Perdidos, inclusive lavando cada um as mãos, com o objetivo de cada um entrar no espírito da coisa.
Marcos Hans
C.: M.:
Loja Rocha Azul Montenegro