Nesta quarta instrução ocorre a parametrização da maçonaria, é dado ao aprendiz, o campo de atuação da maçonaria e as suas bases de sustentação.
Resumindo: "A Maçonaria é Universal porque o Universo é uma oficina".
Uma oficina se apoia em 3 (três) pilares que são : Sabedoria, Força e Beleza, representados respectivamente pelo Ven. . M. ., 1. .Vig. . e 2. .Vig. ., e expande o conceito afirmando que para se obter algo perfeito e duradouro, deve-se ter estas 3 (três) colunas na sustentação.
O próximo passo é o preceito moral, sublimado no parágrafo abaixo:
"A Maçonaria tem por finalidade combater a Ignorância, em todas as suas modalidades. É uma Escola que impõe o seguinte programa: Obedecer às leis do país, viver segundo os ditames da Honra; praticar a Justiça; amar ao próximo; trabalhar incessantemente pela Felicidade do gênero humano e conseguir sua emancipação progressiva e pacífica".
Culminando no postulado: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
No combate aos inimigos e aos flagelos da Humanidade, representado pelo Egoísmo, Ignorância e superstição, o maçom utiliza como arma a Solidariedade destinando a todos àqueles que são retos de princípios e que praticam o Bem e tenha sofrido os reveses da VIDA.
Em Resumo: A Solidariedade maçônica está onde exista uma causa justa e nobre, e o Juramento prestado pelo maçom de amparo e socorro aos IIr. . , deve ocorrer sempre sob está ótica de justiça e do Bem comum. Salientamos que na vida pública ao termos de decidir entre um IIr. . e um profano, o faremos pelo IIr. ., sempre que ocorrer a igualdade de circunstâncias para que não cometamos erros ou injustiças.
Finalizando: No que consiste a Fraternidade maçônica?
Consiste em educarmo-nos, corrigindo nossos defeitos e sendo tolerantes para com as crenças religiosas e políticas de cada um, evitando pedir e ajudando sempre que possível na justa medida da Sabedoria aos IIr. . e a Humanidade.
Trabalho realizado pelos aprendizes:
Marcos Antônio Câmara Abelha
Paulo Sérgio de Moraes Ribeiro
Sérgio Haidar