A CERIMÔNIA, AS VIAGENS E OS TEMAS DE ESTUDO


A cerimônia de Elev.´. serve para marcar o inicio de uma nova fase no desenvolvimento do Apr.´. que através de um aumento simbólico de salário recebe agora a recompensa pela sua dedicação, pelo seu estudo, pela assiduidade e principalmente pelo cumprimento do juramento firmado no inicio de sua jornada, demonstrando pela retidão de suas atitudes e pelo espírito fraterno que teve em sua jornada, pela prática que, nos momentos precisos demonstrou ter absorvido todas as instruções recebidas, pela evolução, ainda que não plena e completa, que demonstrou nos seus três primeiros anos de aprendizado, demonstrando, ainda que sutil, uma evidência de seu progresso e seu esforço.

Ainda sem o devido prepara, segue auxiliado ainda pela mão segura do Mest. Ao caminho de nova jornada, preparando-se para receber maiores luzes. O inicio deste caminho é marcado pelas cinco viagens e seus respectivos segredos que agora tento descobrir e estender.

Cada viagem tem seus ensinamentos e também seus instrumentos simbólicos:

MALHO – Simboliza a força que age sobre a direção do espírito, de sabedoria e da ciência. E a vontade de trabalhar, de polir trabalhar, de polir o espírito, de aperfeiçoar a sabedoria e descobrir a ciência.

CINZEL – Simboliza a moral. Ninguém consegue polir uma pedra somente com o malho, quem direciona o trabalho à perfeição é o cinzel. É ele que embeleza, aperfeiçoa. É o nosso livre arbítrio moldado pelo nosso caracter.

RÉGUA – Simboliza a consciência, lembra a retidão de nossos atos,o caminho reto que deveremos seguir para conseguir um ideal, é a nossa consciência tranqüila do futuro.

COMPASSO – Simboliza o espírito, a razão, o circulo traçado limita o nosso raio de ação fazendo respeitar a individualidade, o direito, a vontade, enfim o nosso semelhante. De maneira antagônica poder também nos lembrar nos lembrar de que o raio é infinito e infinita deve ser a nossa solidariedade. Um compasso pode descrever uma infinidade de círculos em torno de um ponto. Por isso ele se assemelha ao espírito, ou a mente humana.

ALAVANCA – Simboliza nossa fé, o poder que sustenta o fraco e faz tremer o mau, também representa a força divina que fortalece o nosso espírito e combate a inércia de ociosidade. É o poder de força moral que combate os impuros, traidores e corruptos. É a própria pró-atividade que o Comp.´. deve sempre manter. A alavanca deve unir pensamento a ação.

ESQUADRO – Simboliza o equilíbrio, a ação do homem sobre a matéria, seu corpo; é domínio sobre as vontades. Representa a união da horizontal e vertical, o perfeito uso do Prumo na retidão do juramento e do Nível na defesa da igualdade.
Devemos notar que pela quantidade de instrumentos apresentados, grandes devem ser os trabalhos dos CComp.´. e muito devem eles trabalhar.

São cinco os principais temas de estudo do Comp.´.: Inteligência, Retitude, Valor, Prudência e Filantropia.

Uma ferramenta pôr si só não representa nada, é necessário que haja uma ferramenta, o trabalho e principalmente o trabalhador. De nada adianta ao Mac.´. o simples aperfeiçoamento, simplesmente fazer, sem objetivo concreto e aprendizado. O grande segredo está em se ter consciência daquilo que se faz faze-lo corretamente, com determinação, com critério, saber a hora e o momento certo. Nossos atos devem ser guiados pelo coração, pela intuição e principalmente pela razão. A razão pode ser fortalecida com o estudo e com a experiência.

A “grande arte” está em saber fazer, ter vontade e iniciativa, ter a certeza que nunca sabemos tudo e que sempre poderemos aprender mais. As ferramentas estão na nossa frente para continuarmos a desbastar a nossa P.´. B.´. e na medida do possível “poli-la”. Não basta polir a ped.´., saber onde utiliza-la, é que, deva ser o grande segredo.
                                                                               
Ir.´. Sidnei Rodrigues de Lima