A ESTRELA FLAMEJANTE 2


A Estrela Flamejante poderá ser de cinco pontas, pentagonal, ou de seis pontas, hexagonal.

A estrela-símbolo tem sua origem entre os sumerianos - na antiga Mesopotâmia - onde três estrelas, dispostas em triângulo, representavam a trindade divina: Shamash, Sin e Ichtar (Sol, Lua e Vênus). Entre os antigos hebreus, toda estrela pressupõe um anjo guardião; e segundo a concepção chinesa, cada ser humano possui uma estrela no céu.

a Estrela de Cinco Pontas, o tríplice triângulo cruzado é, originalmente, um símbolo da magia, o qual sempre aparece, em seus diversos ritos. Comum a todas as civilizações tradicionais, o desenho de uma estrela de cinco pontas - estrela dos magos - ou pentagrama, é a matriz do homem cósmico, o esquema simbólico do homem nas medidas do universo, braços e pernas esticados, do microcosmo humano. É a estrela flamejante dos herméticos, cujas cinco pontas correspondem à cabeça e aos quatro membros do Homem.

O nome Estrela Flamejante, foi dado, à Estrela de Cinco Pontas, pelo teólogo, médico e alquimista alemão Enrique Cornélio Agrippa de Neteshein, nacido em Colônia, no final do século XV e que também se dedicava à magia, à alquimia e à cabala.
Em maçonaria, a Estrela Flamejante só foi introduzida na metade do século XVIII, na França - consta que a iniciativa do barão de Tshoudy - sendo um símbolo totalmente desconhecido das organizações medievais de ofício e dos primeiros maçons aceitos. Esclareça-se que, no Craft inglês, a Estrela Flamejante (Blazing Star) é a de seis pontas.

Em Loja, a Estrela Flamejante fica colocada ao Sul, pendente do teto, ou nele pintada - também pode ser colocada na parede Sul - ocupando posição intermediária entre o Sol no Oriente, e a Luz, no Ocidente, como representação do planeta Vênus. Há, também, uma explicação mística, para essa posição: O Segundo Vigilante da Loja, que fica na Coluna do Sul - a da Beleza - ou do Meio-Dia, é na, correspondência das Dignidades e Oficiais da Loja com os deuses do panteão greco-romano, assimilado a Afrodite (Vênus romana), deusa da beleza, do amor e do casamento. Para o Rito Moderno, a Estrela é a estrela Polar, guia dos navegantes, simbolizada como guia dos Companheiros maçons.

A Estrela de Seis Pontas, ou Hexagonal, ou Hexagrama, é a Estrela Flamejante (Blazing Star) do rito inglês, estando presente no Painel Alegórico do grau Companheiro Maçom, embora algumas instruções do rito façam diferença entre a estrela flamejante (pentagonal) e o hexagrama.

Composto por dois triângulos eqüiláteros superpostos, um de ápice superior e um de ápice inferior, o hexagrama é um símbolo universal. Algumas instruções do rito inglês, altamente místicas afirmam: Cinco nasceu de quatro; Seis é formado pelo ambiente sintético, emanado de Cinco. a Estrela Flamejante corresponde ao microcosmo humano, ou seja, o homem, considerado como um mundo em miniatura, enquanto os dois triângulos entrelaçados designam a estrela do macrocosmo, ou seja, do mundo, em toda a sua infinita extensão.

Ir.´. José Angelo Camargo Figueiredo

ARLS Confrades da Galiléia 3164
Or.'. São Paulo/SP