A Espiga, o Grão de Trigo e Seu Simbolismo na Maçonaria



No Grau de Apr\ - éramos como o grão de trigo enterrado para germinar com nossos esforços num caminho de Luz.

A espiga de trigo, entre os antigos, sempre foi o símbolo de Fartura e Abundância, pois o trigo inteiro, quebrado ou moído era a principal fonte de alimento, nas regiões que o cultivavam bem como, utilizado em oferendas e pratos ritualísticos. Ceres, para os romanos ou Deméter, para os gregos era a deusa da Fartura, dos cereais e das colheitas.

Fazendo analogia com a astrologia, podemos observar que Ceres ou Deméter, corresponde ao signo de Virgem ‑ signo das colheitas , resultado dos esforços dos discípulos de Ceres ‑ portanto com a 6 ' casa do Zodíaco; a qual tem o seguinte significado: Trabalho ao qual o homem está condenado para sobreviver. Interessante notar que Ceres, essa deusa que ensina a cultivar a terra, para assegurar o alimento, normalmente é representada junto a um cálato ‑ cesto sagrado cheio de frutas às quais se associa a serpente vital e que era usado durante a celebração dos Mistérios de Elêusis. O cesto contém o resultado do trabalho alimentício, que não beneficia apenas o corpo , pois ele aprimora também o espírito, tomando mais flexível a inteligência. Com efeito, a serpente faz alusão à sutileza divinatória que permite descobrir os segredos da iniciação.

A Espiga de Virgem, ou Alfa Virginia, ou Spica de Virgem, estrela representada no Plano do Teto do T.‑, é uma estrela brilhante que outrora os ceifeiros veneravam. Seu nome em hebraico Sch\ ; que tem sua origem simbólica no episódio de Jefté, em Juizes, Cap. XII, vers. 5 e 6; a qual Salomão adotou como P\ de P\ dos CComp\. Está ainda associada a Col\da Beleza e ao cargo de Secr\.

Para nós MM\ , o significado da Espiga é o da Fartura. Acrescentando‑se, porém, o dinamismo de Germinação ou Geração. Lembremo‑nos que o Grão de Trigo lançado à Terra ou Mãe Natureza, transformar‑se‑á em espiga e a seguir , irá se decompor.

O germe destrói a substância para fazer brotar a nova planta. Destruição para Renovar.

Meus llr\

Aquele que viu a E\ F\ e penetrou o sentido da letra G sabe que devemos aceitar a vida com todas as suas cargas e dedicarmo‑nos ao Trabalho com coragem, pois através dele participaremos da Grande Obra do Aperfeiçoamento Geral.