A LETRA “G”

A LETRA "G" está escrita dentro da Estrela Flamejante. Mas, aqui cabe uma pergunta: Deve ser a letra "G" do alfabeto latino que ocupa este posto? A mente humana é muito fértil. Todos os dicionários e manuais dão interpretações muito formosas sobre esta letra "G" ou este sinal hieroglífico dentro da Estrela Flamejante.

Da letra "G" tiraram: GERAÇÃO, GEOMETRIA, GÊNIO, GNOSE, GRAVITAÇÃO, GRAÇA, GOZO e, não sabemos porque, se esqueceram de citar centenas de outros nomes e adjetivos grandiosos, que começam com a letra "G".

Na obra "A MAGIA DO VERBO OU O PODER DAS LETRAS", consta que a terceira letra do alfabeto primitivo é o "G", que expressa, hieroglificamente, a garganta, a mão semifechada, como prestes a colher algo.

A Garganta é o lugar onde se forma e se corporifica o VERBO ou a PALAVRA, nela concebida por meio da MENTE.

É o verbo que se faz CARNE, é o mistério da Geração, em virtude da qual o Espírito se une à carne, e mediante a qual o Divino se transforma em Humano.

É, enfim, o filho, a humanidade, o Cosmos.

"G" significa o organismo em função. Representa o dinamismo vivente.

Vocalizar a letra "G", promete a criação de idéias, produção de riquezas, abundância, e triunfos sobre os obstáculos.

A letra "A" é o princípio Ativo (Pai); "B" é o Passivo (mãe);

"G" é o princípio chamado Neutro (filho), o Princípio falado.

O "G" é a letra sagrada da Maçonaria Iniciática, aquela que até o momento não pôde ter seus simbolismos e significados emblemáticos descobertos.

Em resumo: "G", na Estrela Flamejante, significa o VERBO CRIADOR e o FOGO CRIADOR.

É o símbolo do envolvimento material das formas espirituais.

Repetimos, que as letras representam, cada uma delas, um número, embora o alfabeto latino se tenha afastado dessa regra ao ordenar suas letras de uma diferente da primitiva.

A letra “G”, quinta consoante do alfabeto, é a inicial da quinta coência: a Geometria. È nela e nas matemáticas que vamos buscar o brilho dessa verdade luminosa que deve espalhar-se sobre todas as operações do espírito.

Entre os diversos povos do norte é a inicial do nome do Grande Arquiteto do Universo. Para muitos, é a Grandeza do Mestre; para outros, a Glória de Deus, a Geometria Universal, a Geração, a Gravitação e para os Maçons, a Gnose.
E o que é, afinal, a Gnose?

A Gnose é uma ciência acima das crenças vulgares, uma filosofia suprema, abrangendo todos os conhecimentos sagrados - que só podem ser conhecidos pela Iniciação - transmitindo-se na tradição oral. O fundo de gnosticismo era a explicação do mal pela coexistência de dois princípios opostos.

Representa o dinamismo vivo interpretado pelo "G".

Representa, em nossos sentidos, o tato, a ciência da Psicometria, a conjunção das forças que tendem para um mesmo fim.

É a matriz universal no ato de dar à luz.

No Plano Espiritual, é o conhecimento do Oculto e do Manifesto, o que está Presente e vinculado ao Passado ou ao Porvir, é o poder de Expressão.

Em Deus é o equilíbrio do Pai, o filho: com Deus o Espírito Santo ou Pai e Mãe com filho.

No Plano Mental é a TRINDADE, que representa o Espiritual, o Mental e o Físico.

No Plano Material é a manifestação, a geração dos desejos, idéias e atos, que expressam o gozo do exercício de nossos atributos.

Promete ideação, produção, riquezas e abundância de bens materiais, assim como triunfo sobre os obstáculos.

Em Magia esta letra explica que "o Absoluto revela-se pelo Verbo e que esse Verbo tem um sentido idêntico a si mesmo na sua inteligência". O aspirante deve afirmar o que é verdade e querer o que é justo para ter o poder e o direito de criar por meio da palavra.

Evocar um espírito com o Verbo significa penetrar no pensamento dominante desse espírito, o que explica a razão de haver necessidade de elevação moral pela atividade e pela retidão, a fim de trazer esse espírito a nós para servir-nos.

Não se fala da Estrela Flamejante ou da letra “G” em nenhum ritual anterior a 1737, época aproximada na qual esse emblema foi adotado pelas Lojas Francesas, apaixonadíssimas pela Filosofia hermética. Alem do mais, os Maçons do século XVIII ( 18 ) professaram imediatamente uma espécie de culto pela letra “G”, segundo os termos dos mais antigos catecismos franceses, eles declaravam-se terem feito receber como Companheiro.

Quanto ao significado dessa letra, seria preciso buscá-lo nas palavras : Glória, Grandeza, Geometria ( Glória para Deus, Grandeza para o Mestre da Loja, Geometria para os Irmãos ).

Ao companheiro unicamente o compete saber que, segundo o seu uso reto ou distorcido, esta Força conduz ao homem a liberação do Espírito ou a Escravidão da Matéria, ao domínio nele da Realidade ou da Ilusão. Medite pois, sobre seu profundo sentido, reconhecendo no mesmo um Principio Divino que, ainda pervertido pela ignorância, tem o Poder de enobrecer ao homem e impulsioná-lo sempre mais acima, sobre a simbólica escada do sonho de Jacob, que une a Terra da materialidade e da ilusão com o Céu da realidade espiritual.

Agradeço ao G.´.A.´.D.´.U.´. por Ter me mostrado este brilhante caminho.
São Paulo 10 de Julho de 2003 E.´. V.´.

IR.´. COMP.´. MAÇOM: REINALDO VITELLI MACEDO

Biografia:
Livro A simbólica Maçônica – de Jules Boucher
Pesquisas na Internet;
Trabalhos por Jellis Fernando de Carvalho