Trabalho para aperfeiçoar a pedra bruta


  À
G:. D:. G:. A:. D:. U:.

Em nosso segundo trabalho, e de forma a aperfeiçoar a nossa  pedra bruta iremos tentar enfatizar os preceitos na segunda instrução do A:. M:. no R:.E:. A:. A:., como segue:

A Loja 

A forma da loja maçônica é de um quadrilongo:  
-         Seu cumprimento de Leste a Oeste;
-         sua largura do Norte ao Sul;
-         sua profundidade , da superfície ao centro da  Terra,
-         sua Altura da Terra ao Céu.  
Esta tão vasta extensão da loja simboliza a universalidade da maçonaria e mostra que a Caridade do Maçom não tem limites, a não ser os ditados pela prudência.

 A Simbologia na segunda instrução do R:.E:.A:.A:.


O COMPASSO
O Compasso é considerado um Símbolo da espiritualidade e do conhecimento humano. Sendo visto como Símbolo da espiritualidade, sua posição sobre o Livro da Lei varia conforme o Grau. No Grau de Aprendiz, sua posição indica que existe, por enquanto, a predominância da matéria sobre o espírito. A abertura indica o nível do conhecimento humano, sendo esta limitada ao máximo de 90º, isto é ¼ do conhecimento. A sua Simbologia ainda é muito mais variada, podendo ser entendido como Símbolo da justiça, com a qual devam ser medidos os atos humanos. Simboliza a exatidão da pesquisa e ainda pode ser visto como Símbolo da imparcialidade e infalibilidade do Todo-Poderoso.  É também a terceira das Grandes Luzes que iluminam uma Loja.
O ESQUADRO
O primeiro instrumento passivo e companheiro por excelência do Compasso é o Esquadro. Seu desenho nos permite traçar o ângulo reto e, por tanto, esquadrejar todas as formas. Deste modo, é visto como Símbolo, por excelência, da retidão. É também a primeira das chamadas Jóias Móveis de uma Loja, constituindo-se na Jóia do Venerável, pois, dentre todos, este deve ser o mais justo e eqüitativo dos Maçons. O Esquadro, ao contrário do Compasso, representa a matéria; por isso é que, em Loja de Aprendiz, ele se apresenta sobre o Compasso. Predominância da Matéria sobre o espírito representa ainda a 2ª Grande Luz que ilumina uma Loja.

O Compasso e o Esquadro  que só se mostram unidos em Loja, representam a medida justa que deve presidir a todas as nossas ações, as quais não podem se afastar da Justiça e Retidão, que regem todos os atos de um verdadeiro Maçom.

O NÍVEL
O verdadeiro Nível Maçônico é aquele que, ao mesmo tempo, mostra-nos a horizontal e a vertical. Isto é, ao completar o ângulo reto com a horizontal, o Prumo comprova a verdadeira horizontalidade. Visto desta forma, ele é o atributo do 1º Vigilante, sendo, por conseguinte, a 2ª das Jóias Móveis de uma Loja. O Nível é Símbolo da Igualdade entre os Maçons. Dentro da Maçonaria, consideramos os homens iguais perante as leis naturais e sociais. Lembra-nos, ainda, que tudo na vida deve ser encarado com igual serenidade, trazendo a noção exata da igualdade, tolerância e imparcialidade.

O PRUMO
O Prumo é a terceira das Jóias Móveis da Maçonaria Simbólica, sendo o atributo do 2º Vigilante. É também um Símbolo ativo, mostrando com a sua forma, a profundidade com a qual devem ser feitas nossas observações e estudos. Dentro deste aspecto, pode ser considerado como Símbolo da Justiça, com a qual devam ser praticadas todas as nossas ações. Para alguns, é visto como Símbolo do Equilíbrio e da Estabilidade que deve existir dentro da Ordem.

Na expectativa de nosso singelo trabalho ter atingido as expectativas de nossos mestres e ajudado na lapidação de nossa pedra bruta, agradecemos pela atenção a qual nos foi dispensada pelo Vem:. Mestre, IIr:. Pri:.e Seg:. VVig:. e demais Iir:. 

BIBLIOGRAFIA

Foram utilizados  três  Trabalhos do Ir:. José CASTELLANI.
  1. Caderno de Estudos Maçônicos;
  2. Símbolos e Alegorias;
  3. As Correntes de Pensamento na Maçonaria.
Editora Maçônica "A TROLHA". Londrina, PR.

Trabalho apresentado  pelos Ir .’.

·        Irm:. Jairo Bonifácio
·        Irm:. Marcelo da Silva Marques
·        Irm:. Ronaldo Nunes
·        Irm: Marcio Dutra Felipe
        Todos aprendiz maçom desta ARLS – Cavaleiros Noaquitas.