O Ritual de Aprendiz


À  G \D\\\\\
MAÇONS DO RITO ESCOCES ANTIGO E ACEITO
GRANDE LOJA DA FRANÇA

Liberdade - Igualdade - Fraternidade


RITUAL DO PRIMEIRO GRAU
SIMBÓLICO

Edição 1998
Tradução : Ir\ Moiz Halfon M\I\ ARLS “ Ars Regia “ - GOP
Cortesia: Ir\ Manoel Olegario da Costa M\I\ ARLS “Ars Regia “ - GOP



DESCRIÇÃO  DA  LOJA

         O local da Loja deverá, de preferência e se a disposição do local assim o permitir, ter o formato de um “ quadrilongo “, isto é, um PLANO RETANGULAR como aquele do Templo de Salomão.
         Sobre as proporções do “quadrilongo “ dos antigos Mestres Maçons temos apenas suposições. Sabemos que eles se utilizavam de diversas proporções para traçar um plano retangular, notadamente:
         - o retângulo de largura 1 e de comprimento 1,618... construído sobre o Número de Ouro;
         - o duplo quadrado de largura 1 e de comprimento 2. Tem como princípio a divisão de uma reta ao meio, divisão esta que os  “operativos “ denominaram de Seção dourada de onde é tirado o Número de Ouro. No Templo de Salomão são as proporções do “ Hekal ou Santo “ ;
         - o triplo quadrado de largura 1 e comprimento 3: estas são as proporções do conjunto do santuário no Templo de Salomão, isto é, do DEBIR ou SANTO dos SANTOS, 1 por 1, e do HEKAL ou SANTO, 1 por 2. Citado no Primeiro Livro de Reis, capítulo 6, versículos 2 e 3 e 17 a 20 inclusive; também no Segundo Livro de Crônicas, capítulo 3, versículos 1 a 8 inclusive.
         - o retângulo de largura 3 e de comprimento 4, dito de PITÄGORAS. São as proporções 3, 4 e 5 que permitem traçar um esquadro perfeito, como aquele que se encontra no colar do Venerável Mestre.
         - o retângulo construído por dois triângulos cujos ângulos são de 30, 60 e 90 graus, sua largura é a metade de sua diagonal, é de qualquer forma a quadratura do Delta radiante ( triângulo equilátero ). Por não ser nem muito longo ( duplo quadrado ) nem muito curto ( retângulo de Pitágoras ), nos o adotamos como plano da Loja que figura neste ritual.
         Neste plano o umbral do Oriente é delimitado pelo pavimento mosaico, um retângulo de 3 por 4 no centro do qual se encontra o Painel da Loja circundado por tres pilares que sustentam os candelabros ( as pequenas luzes ).
         O solo do local é preferencialmente constituído por um pavimento de ladrilhos pretos e brancos, dispostos como um tabuleiro de xadrez, que se denomina Pavimento Mosaico, senão pode ser reduzido ao centro do local em relação onde se coloca o painel da Loja (ver no plano da Loja ).
         O local não deve permitir a passagem da luz do dia, nem os ruídos exteriores; existe apenas uma porta, se possível com duas batentes, situada no eixo mediano do local indicando o Ocidente; às vezes, duas outras falsas portas podem ser colocadas no meio do muro do Meio Dia e no meio do muro do Oriente, atrás do Venerável Mestre. A porta do Ocidente é ladeada pela colunas B \ e J \ , B \ à esquerda de quem entra e J \ à direita conforme as indicações bíblicas encontradas no Primeiro Livro de Reis, capítulo 7, versículos 15 a 22.
         O teto do local é denominado Abobada estrelada, que pintada de azul mostra algumas estrelas notadamente, a Ursa Maior e a Ursa Menor, tendo no centro do teto a Estrela Polar que deve estar situada perpendicularmente ao centro do Painel da Loja; em geral as Lojas tem o hábito de manter suspensa a Estrela Polar por um fio a prumo que simboliza o Eixo do Mundo.
         A Abobada estrelada é circundada por uma corda de doze nós que contorna em baixo relevo sob a cornija do teto e termina por uma borla de cada lado da porta do Ocidente, ao lado das colunas B \e J \ . Os nós são denominados de laços de amor, são nós verdadeiros que se fecham quando suas extremidades são puxadas.
         A corda e seus doze laços do amor correspondem ao cinturão zodiacal e a seus doze signos ( sobre a utilização operativa da corda ver a descrição do Painel da Loja ).
         Se o Oriente é ornamentado de tapeçarias, estas serão vermelhas.
         O Venerável Mestre tem assento no Oriente e seu Trono é elevado por tres degraus acima do pavimento mosaico. Sobre o Trono são colocados uma Espada Flamígera, um Malhete, uma estrela e um castiçal de tres luzes; na frente do Trono, de modo que seja bem visível a todos os Irmãos, deverá ser colocada a Carta Constitutiva.
         Por cima do assento do Venerável Mestre se encontra um DELTA RADIANTE com o OLHO SIMBÓLICO no meio.


OS GRANDES SÍMBOLOS MAÇÔNICOS

O DELTA RADIANTE é um Triângulo Equilátero que encerra o Olho Simbólico.
O ESQUADRO do brasão maçônico, deriva de um Quadrado ( Terra, mundo sensível ) dentro do qual forma um ângulo. Seus lados são de igual comprimento. Aquele que o Venerável Mestre porta é, ao contrário derivado de um Triângulo Retângulo denominado Pitagórico ( Triângulo Sagrado ), cujos lados tem a proporção 3 - 4 - 5 e que possuem numerosas propriedades.
O COMPASSO ( Céu, espiritualidade ) é habitualmente aberto a 60º . Certos brasões das antigas corporações de Maçons operativos o apresentam aberto a 90º ; esta é a abertura máxima admissível. Ela simboliza os limites que o espírito humano não pode transpor.
O V\L\ S\, pode ser aberto em qualquer passagem, costuma ser aberto em São João 1-1, em Crônicas I; 2 ,5 ou em Reis I; 6 , 7  onde se trata da construção do Templo de Salomão.
( Os “ LIVROS TRADICIONAIS “ admitidos para prestar o juramento são: a Bíblia, os Vedas, do Hinduismo, o Tripitaka, do Budismo; o Corão, do Islamismo; o Tao Te King, dos Taoistas; os quarto livros da doutrina de Koung-Fou-Tseu; o Zend Avesta, do Zoroastrismo. )  

¨


 ¨               ¨


AS JOIAS DOS OFICIAIS DA LOJA

Os oficiais da Loja, além do Avental de Mestre, portam um Colar de seda azul orlado de vermelho, ornamentado por uma jóia suspensa ou bordada, símbolo de seu cargo, como segue:
O V\ M \ : um Esquadro;
O Primeiro Vig \ : um Nível;
O Segundo Vig \ : um Prumo;
O Orad \ : um livro aberto ;
O Secr \ : duas penas cruzadas;
O Exp \ : uma espada e uma régua cruzadas, tendo sobre eles um olho;
O Cobr \ : uma espada;
O Tes \ : duas chaves cruzadas;
O Hosp \ : uma bolsa ornamentada por um coração;
O M \ de Cer \ : dois cajados cruzados;
O Deputado usa um Colar branco portando sua Jóia que é um triplo triângulo entrelaçado, com uma coroa encima.


O PAINEL DA LOJA

O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ encontra-se no centro da Loja, sobre o Pavimento mosaico, iluminado pelas TRES LUZES : Sabedoria, Força e Beleza.
Para manter a UNIVERSALIDADE do Rito Escocês Antigo e Aceito é desejável que as Lojas respeitem, dentro do traçado deste painel, os elementos simbólicos que figuram no modelo aqui apresentado, sem nada tirar , nem acrescentar.
Os Irmãos das Lojas onde o painel usado é inexato, terão seus conhecimentos enriquecidos ao traçarem eles mesmos o painel, após tê-lo estudado em Loja.
Os painéis das Lojas eram outrora traçados no solo e apagados ao final dos trabalhos; preferencialmente eram traçados em preto e branco.
O painel é harmoniosamente inscrito dentro da CORDA DE DOZE NÓS operativa, e é somente dessa forma que é inscrito. As borlas que terminam nas extremidades formam cada uma a medida que permite traçar o triângulo retângulo.
ABERTURA  DOS  TRABALHOS

Antes da abertura, o M \de Cer \ prepara o Templo e o deixa na penumbra. Acende a estrela colocada sobre o altar do Venerável Mestre a Nordeste, e dispõe a Sudeste um castiçal de tres estrelas apagado.
Os Irmãos da Loja ao adentrar ao Templo pelo Ätrio, deverão observar rigoroso silêncio, pois o Átrio é o local de transição entre o profano e o sagrado.
Todos deverão estar revestidos com seu avental do grau e, os oficiais estarão portando a jóia da cargo.
Todos os Irmãos deverão estar usando luvas brancas.
À hora prevista, o M\ de Cer \ dará entrada ao Templo sucessivamente aos Iirr\ Apr\, Comp\ e MM \ que irão ocupar em silêncio os lugares que lhes são reservados, antes, porém, deverão comunicar a palavra semestral ao Ir\ Cobridor.
A seguir o M\de Cer\ portando seu cajado solicita aos Iirr\ Oficiais que tomem lugar ao lado de seus respectivos altares.
Todos os presentes deverão estar de pé, o M\ de Cer\anuncia o Venerável Mestre da Loja e,  o precede e o conduz ao Oriente.
Nota - Os Iirr\ visitantes perfeitamente conhecidos ou visitantes habituais da Loja poderão se juntar aos Iirr\ por ocasião da entrada ao Templo.
O Ir\Cobr\ fecha as portas. A partir deste momento não é mais permitido a nenhum Ir\adentrar ao Templo.

¨


 ¨               ¨


O V\ M\ que se encontra em seu altar se cobre.
O DELTA RADIANTE é iluminado.




 VENERÁVEL MESTRE  
Sentai-vos meus Irmãos.
   Senta-se
Vamos agora proceder à abertura  da Loja.
Pausa curta, o silêncio é mantido

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Segundo Vigilante, qual é o primeiro dever de um Vigilante em Loja ?

SEGUNDO VIGILANTE
Venerável Mestre, é verificar se a Loja está devidamente coberta.

VENERÁVEL MESTRE
Queira se assegurar meu Irmão.

SEGUNDO VIGILANTE
Irmão Cobridor cumpri o vosso dever.
    Levanta-se tendo a sua espada na mão direita. Faz a verificação e, após fechar a porta, retorna ao seu lugar e diz:

 IRMÃO COBRIDOR
Irmão Segundo Vigilante, a Loja está devidamente coberta.

SEGUNDO VIGILANTE
Venerável Mestre, a Loja está devidamente coberta.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Primeiro Vigilante, qual é o segundo dever de um Vigilante em Loja ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Venerável Mestre é de se assegurar que todos os presentes são Aprendizes Maçons.

VENERÁVEL MESTRE
Assim sendo, Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, queiram se assegurar sobre cada um de vossas colunas e dai-me conta !

VENERÁVEL MESTRE
De pé meus Irmãos, com a face voltada ao Oriente. Vos fareis reconhecer como Aprendizes à passagem dos Irmãos Vigilantes.
O Venerável Mestre se levanta. Todos os presentes fazem o mesmo com a face voltada para o Oriente e assim permanecem.
Os dois Irmãos Vigilantes portando seus malhetes se postam no Ocidente ( o Prim\ Vigilante mais ao centro)
Dirigem-se lentamente em direção ao Oriente, inspecionando cada um sua coluna.
Antes de cruzar o altar de Juramentos, dão uma parada e depois retornam aos seus lugares.
O Ir\ Exp\ se põe à ordem com a espada na mão direita, apontando para o alto, com a guarda à altura dos olhos; o Ir\ M\ de Cer\ com o cajado na mão direita e braço estendido.

SEGUNDO VIGILANTE
Irmão Primeiro Vigilante, todos os presentes na coluna do Setentrião são Aprendizes maçons.

PRIMEIRO VIGILANTE
!  Venerável Mestre, todos os presentes nas colunas do Setentrião e do Meio Dia são Aprendizes Maçons.

O V\ M\ se põe à ordem e todos que tem assento no Oriente fazem o mesmo.

VENERÁVEL MESTRE
Também os são os do Oriente.
Meus Iirr\, uma vez que a Loja está devidamente coberta e todos os presentes são Aprendizes Maçons, enredemos pelos caminhos que nos são traçados.
Ir\Primeiro Vigilante, o que pedimos quando da nossa primeira entrada ao Templo ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Luz, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Que esta Luz nos ilumine.

VENERÁVEL MESTRE
Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, vos convido a se juntarem a mim no Oriente para acender vossos castiçais e tornar visível as Estrelas.
Irmão Experto, queira nos auxiliar.
Irmão Mestre de Cerimônias, deveis bater ao solo com o vosso cajado a cada invocação.
               
O Venerável Mestre munido de uma chama acende a sua estrela descendo até o altar pelo lado Nordeste do Oriente.
O Primeiro e o Segundo Vigilante vem acender sucessivamente seus castiçais com a chama do Venerável Mestre, depois cada um irá se posicionar frente à sua coluna. O Exp\ sobe ao Oriente para guardá-lo na ausência do Venerável Mestre, colocando-se próximo ao altar do mesmo. O Ir\ M\ de Cer\ permanece em seu lugar.
- O V\ M\ ilumina a coluna sudeste e diz: “ que a SABEDORIA presida a construção do nosso edifício “ ( o Oriente se ilumina ).
O M\ de Cer\ marca com o auxílio do seu cajado, batendo ao solo, cada invocação
- O Primeiro Vigilante ilumina a coluna noroeste e diz : “ que a FORÇA o sustente “ ( O Ocidente se ilumina ).
- O Segundo Vigilante ilumina a coluna sudoeste e diz: “ que a BELEZA a ornamente “ ( O Meio- dia se ilumina ).
A Luz plena reina no Templo ( de acordo com a disponibilidade material um Irmão será designado para proceder à iluminação ).
O Venerável e os Vigilantes retornam aos seus tronos.
O Venerável Mestre procede ao acendimento de tres pequenas luzes.

VENERÁVEL MESTRE
Ir\Exp\ abri o V\ L\ S\, fazei surgir as tres grandes Luzes e traçai o painel de Aprendiz.
O Ir\ Exp\ dispõe as tres grandes Luzes sobre o altar de Juramentos depois traça ( ou expõe ) o Painel de Aprendiz sobre o Pavimento Mosaico entre as tres colunas.

VENERÁVEL MESTRE
!  Sentai-vos meus Irmãos.
Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
!  Irmão Segundo Vigilante, que idade tendes ?

SEGUNDO VIGILANTE
Tres anos, Venerável Mestre !

VENERÁVEL MESTRE
Onde é vosso lugar na Loja ?

SEGUNDO VIGILANTE
Ao Meio-dia, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Por que ocupais este lugar ?

SEGUNDO VIGILANTE
Para observar o sol em seu meridiano e chamar os Irmãos do trabalho para a recreação e da recreação ao trabalho a fim de que possam se retirar com proveito e alegria.

VENERÁVEL MESTRE
!  Irmão Primeiro Vigilante, onde é vosso lugar na Loja ?

PRIMEIRO VIGILANTE
No Ocidente Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Por que ocupais este lugar ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Como o sol se põe no Ocidente para terminar sua carreira do dia, o Primeiro Vigilante aqui tem assento para ajudar o Venerável Mestre a fechar a Loja, pagar os obreiros e assegurar-se que estão satisfeitos.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Primeiro Vigilante, onde é o lugar do Venerável Mestre na Loja ?

PRIMEIRO VIGILANTE
No Oriente, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Por que ocupa este lugar ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Como o sol se levanta no Oriente para iniciar sua carreira do dia, assim o Venerável Mestre tem assento no Oriente para abrir a Loja e dirigir os seus trabalhos.

VENERÁVEL MESTRE
!  Irmão Segundo Vigilante, a que horas os Aprendizes Maçons costumam abrir seus trabalhos  ?

SEGUNDO VIGILANTE
Ao Meio Dia, venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Que horas são, Irmão Segundo Vigilante ?

SEGUNDO VIGILANTE
Meio-dia em ponto, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
!   Uma vez que temos a idade, que tudo está conforme o Rito e que é a hora, Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, queiram informar os Irmãos de suas colunas, como eu informo os que tem assento no Oriente, que vou abrir os trabalhos desta Respeitável Loja.

PRIMEIRO VIGILANTE
Irmão Segundo Vigilante, Irmãos que decorais a coluna do Meio-dia, o Venerável Mestre vos convida a se juntarem a ele para abrir os trabalhos desta Respeitável Loja.

SEGUNDO VIGILANTE
Irmãos que decorais a coluna do Setentrião, o Venerável Mestre vos convida a se juntarem a ele para abrir os trabalhos desta Respeitável Loja.

PRIMEIRO VIGILANTE
O anúncio está feito Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
!  De pé e à ordem meus Irmãos.

Os Iirr\ voltam-se em direção do Painel da L\ . O V\ M\ se descobre e bate tres golpes de malhete que é repetido pelos Vigilantes.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto e Mestre de Cerimônias, formai um esquadro com a espada e o cajado por cima do Altar dos Juramentos.

O Venerável Mestre toma a espada flamígera com a mão esquerda e o malhete com a mão direita, e os apresenta e diz:

À Gloria do Grande Arquiteto do Universo, em nome da Maçonaria Universal e sob os auspícios da Grande Loja da França, em virtude dos poderes que me foram conferidos, declaro aberto conforme o Rito, no grau de Aprendiz, esta Respeitável Loja de São João, constituída no Oriente de ........................sob o Nº.......... e titulo distintivo..........................

A mim meus Irmãos, pelo Sinal, ( todos o fazem )

pela Bateria     ·  ·  ·

e pela Aclamação Escocesa:

                                  HOUZZÉ - HOUZZÉ - HOUZZÉ ,

Meus Irmãos ! Não estamos mais no mundo profano, deixamos nossos metais na porta do Templo; elevemos nossos corações fraternalmente e que nossos olhares se voltem para a Luz.
!  Sentai-vos, meus Irmãos.
Irmão Secretário, queira fazer a chamada nominal de todos os membros ativos da Loja, e depois fazei a leitura da prancha de nossos últimos trabalhos.
O Irmão secretário procede a leitura.



VENERÁVEL MESTRE
Meus Irmãos, tendes alguma observação a fazer sobre a redação da prancha dos nossos últimos trabalhos ?
Se algum Ir\ deseja propor retificações, ele estende a mão em direção ao Vigilante de sua Coluna que comunica o V\ M\ e este lhe concede a palavra. Após todas as observações terem sido esclarecidas e as retificações fundamentadas feitas, ou reinando silêncio:

PRIMEIRO VIGILANTE
!  Venerável Mestre, o silêncio reina sobre as duas colunas.

VENERÁVEL MESTRE
O silêncio reina também no Oriente, convido o Irmão Orador a dar as suas conclusões.

ORADOR
Em vista de nenhum dos Irmãos aqui presentes ter se manifestado sobre a redação da prancha que nos foi lida que se peça a esta Respeitável Loja a aprovação.

VENERÁVEL MESTRE
Que aquele entre vos que aprovam as conclusões do Irmão Orador se manifestem levantando a mão ao meu golpe de malhete.
!
Opinião contrária ?
!
A prancha de nossos últimos trabalhos foi aprovada e será mencionada na de hoje.
Meus Irmãos, tendes justificativas a apresentar de Irmãos ausentes ?
Depois de as justificativas terem sido registradas pelo Ir\ Secr\ , o Ir\ Hosp\ precedido do M\ de Cerimonias vai receber os Óbulos.
O Venerável Mestre comunica a correspondência.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto e Irmão Mestre de Cerimônias, queiram se dirigir agora ao Átrio para se certificarem da regularidade dos Irmãos visitantes e os introduzir ao Templo, devidamente revestidos.  
O Ir\ Experto e o Ir\ M\ de Cer\ executam prontamente a ordem, cada um naquilo que lhe concerne. Os Irmãos visitantes são introduzidos de forma ritualística e tomam assento de acordo com o seu grau.

VENERÁVEL MESTRE
Irmãos Visitantes, sejam bem vindos a esta Respeitável Loja.
É facultado ao V\ M\ fazer as seguintes perguntas ritualísticas a todos os membros da Loja que se apresentem após a abertura dos trabalhos e a todos os Irmãos Visitantes :

P.  - Meu Irmão, de onde vindes ?
R.  - De uma Loja de São João, Venerável Mestre.

P.  - O que trazeis ?
R.  - Submissão ao Venerável Mestre, saúde e prosperidade a todos meus Irmãos.

P.  - O que vindes fazer aqui ?
R.  - Vencer minhas paixões, submeter minha vontade e fazer novos progressos na Maçonaria.

P.  - Qual a vossa função na vossa Respeitável Oficina ( ou na Obediência ) ?
R.  - .........

VENERÁVEL MESTRE
Ide então, meu Irmão, ocupar o lugar que é reservado ao vosso grau.
O  indica ao visitante.
Ou então :
Vinde meu Irmão, tomar assento no Oriente.
Depois o Venerável Mestre recebe as Delegações Oficiais, na forma determinada pelo “Memento “.      


FECHAMENTO DOS TRABALHOS

VENERÁVEL MESTRE
!   Meus Irmãos, a ordem do dia está esgotada. Antes de fechar a Loja, estou pronto a conceder a palavra àqueles entre vós que desejam apresentar alguma proposta de interesse da Ordem Maçônica em geral ou desta Respeitável Loja em particular.

PRIMEIRO VIGILANTE
!   Venerável Mestre, o silêncio reina em ambas as Colunas.

VENERÁVEL MESTRE
Também no Oriente.
Vou fazer circular o Saco de Propostas  ao mesmo tempo que o Tronco da Viuva.
Irmão Mestre de Cerimônias e Irmão Hospitaleiro, exercei vossos deveres de ofício.
Estes Irmãos executam a ordem recebida, começando pelo Venerável Mestre e os Irmãos que estão no Oriente e fazem em seguida seu giro pela Loja no sentido dextrógiro. Feito isto, vão se posicionar entre Col\

PRIMEIRO VIGILANTE
!    Venerável Mestre, o saco de Propostas e o Tronco da Viuva estão à vossa disposição.

VENERÁVEL MESTRE
!    Qualquer um de vós, meus Irmãos, reclama o Saco de Propostas ou o Tronco da Viuva ?
Esta pergunta diz respeito aos Irmãos que foram esquecidos durante a circulação.

PRIMEIRO VIGILANTE
Venerável Mestre, o silêncio reina em ambas as Colunas.

VENERÁVEL MESTRE
Também no Oriente.
Irmão Mestre de Cerimônias, Irmão Hospitaleiro, queiram se dirigir ao Oriente.
Irmão Orador e Irmão Experto, venham me auxiliar.
As ordens são executadas          
O V\ M\ comunica eventualmente as propostas contidas no Saco de Prop\ ou as reserva para estudar.
A conferência do Tron\ da V\ será efetuada pelo Ir\ Orador e seu montante será registrado pelo Sec\ e ficará aos cuidados do Hosp\. Estas operações podem ser efetuadas logo após o fechamento da Loja.


VENERÁVEL MESTRE
O Saco de Propostas retornou vazio
Ou com uma proposta........... a ser estudada
Irmãos Orador, Experto, Hospitaleiro, Mestre de Cerimônias, queiram retornar aos vossos lugares.

VENERÁVEL MESTRE
Meus Irmãos, os Trabalhos de hoje estão terminados, temos direito ao descanso.

Meus Irmãos, nada nos resta, segundo os antigos costumes, a não ser guardar nossos Segredos em um local seguro e sagrado.
Põe a mão direita sobre o coração.
E de nos unirmos em Fraternidade. De pé meus Irmãos, tirai vossas luvas, formemos a Cadeia de União.
A Cadeia é formada, braço direito sobre o braço esquerdo, pés em esquadria, mãos nuas, entre todos os Irmãos, inclusive os Irmãos Visitantes, ao redor do Painel da Loja. Todos observam um instante de meditação.

VENERÁVEL MESTRE
Meus Irmãos ! Bem acima das preocupações da vida material, abre-se através da Maçonaria um vasto domínio do pensamento e da ação.
Antes de nos separarmos, elevemo-nos juntamente em direção ao nosso ideal.
Que ele inspire nossa conduta no mundo profano, que guie nossa vida, que seja a Luz a iluminar o nosso caminho !
Meus Irmãos, abramos a Cadeia.
Os irmãos desfazem a Cadeia, após ter sacudido os braços por tres vezes.
O Venerável Mestre retorna ao seu Trono.

VENERÁVEL MESTRE
!   Sentai-vos, meus Irmãos.

                                                - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Segundo Vigilante, onde os Aprendizes Maçons recebem seus salários ?


SEGUNDO VIGILANTE
Na Coluna B\, Venerável Mestre.
Pronuncia-se a palavra.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Primeiro Vigilante, os Obreiros estão contentes e satisfeitos ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Venerável Mestre, eles o testemunham pelo seu silêncio em ambas as Colunas.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Primeiro Vigilante, a que horas os Aprendizes Maçons costumam cerrar seus Trabalhos ?

PRIMEIRO VIGILANTE
À Meia- noite, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Primeiro Vigilante, que horas são ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Meia-noite em ponto, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
É pois a hora de os despedir. Possam eles continuar a trabalhar desta maneira na liberdade, no entusiasmo e na alegria.
 - Pausa -
!    Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, venham se juntar a mim para fechar esta Respeitável Loja no grau de Aprendiz.
Irmão Experto e Irmão Mestre de Cerimônias, venham nos auxiliar.
 Se põe de pé e à ordem :
!    De pé e à ordem, meus Irmãos.
Que a Luz que brilhou nos Trabalhos continue a brilhar em nos para que possamos aperfeiçoar externamente a obra começada neste Templo mas, que ela não seja visível aos olhos profanos !
Irmão Experto, queira fechar o Volume da Lei Sagrada e apagar o Painel.
Neste momento, o Ir\ Experto, munido de sua espada, se dirige ao Altar dos Juramentos, fecha o V\ L\ S\ , retira os Utensílios Simbólicos e fecha o Painel; em seguida retorna ao seu lugar.

VENERÁVEL MESTRE
!    Que a Paz reine sobre a Terra !

O Ir\ M\ de Cer\ se posiciona junto à Coluna da SABEDORIA e apaga, com um apagador ( jamais soprar a chama ) a Estrela que lá se encontra.
Neste momento, a Luz do Oriente se apaga, salvo o Delta Radiante.

PRIMEIRO VIGILANTE
!    Que o amor reine entre os Homens !
O Ir\ M\ de Cer\ continua seu deslocamento pelo o Sul, se posiciona junto à Coluna da FORÇA e apaga a Estrela que lá se encontra.
Neste momento a Luz do Ocidente se apaga.

SEGUNDO VIGILANTE
!    Que a Alegria esteja nos nossos Corações !
O Ir\ M\ de Cer\ continua seu deslocamento  pelo Norte, Leste e Sul, posiciona-se junto à Coluna da BELEZA e apaga a Estrela que lá se encontra.
Neste momento a Luz do Sul se apaga, o Ir\ M\ de Cer\ retorna ao seu lugar. O venerável Mestre apaga as pequenas luzes. O Templo fica fracamente iluminado pelas Estrelas dos altares dos Oficiais e pelo Delta Radiante.

VENERÁVEL MESTRE
À Gloria do Grande Arquiteto do Universo, em nome da Maçonaria Universal e sob os auspícios da Grande Loja da França, fecho esta Respeitável Loja de São João ao Oriente de .................. sob o Nº ........... e o título distintivo .........................................
O V\ M\ dá tres golpes de malhete, repetido pelos Vigilantes
 Após o último golpe do Segundo vigilante:

VENERÁVEL MESTRE
A mim meus Irmãos.
pelo Sinal,
pela Bateria    ·   ·    ·
e pela Aclamação Escocesa:

                        HOUZZÉ - HOUZZÉ - HOUZZÉ

            Os irmãos não estão mais à ordem




VENERÁVEL MESTRE
 se cobre; o Delta Radiante se apaga.
Meus Irmãos não estamos mais à ordem, podeis tirar as luvas.
Retiremo-nos em paz jurando observar a lei do silêncio.
Todos os Irmãos estendendo o braço direito dizem :  Eu o Juro !



SAIDA RITUALÍSTICA

Logo após os Irmãos terem jurado guardar silêncio, o M\ de Cer\bate ao solo com o  cajado:
“ Meus Irmãos guardem silêncio e permaneçam em seus lugares. Irmãos Oficiais, preparem-se para a saída do V\ M\e do seu colegiado “ ( ver memento ).
Os Off\ estão junto aos seus altares, o Or\e o Sec\descem ao sopé do Oriente.
O M\ de Cer\precede o V\ M\ e sai margeando a Coluna do Meio-dia.
O Exp\ segue o V\ M\levando a espada no flanco. À passagem o Segundo Vig\inicia a marcha, depois deixa o Primeiro Vig\ se intercalar antes de transpor o umbral.
Os Oficiais seguem gradativamente, depois os outros Irmãos, na ordem inversa da entrada sem contornar as colunetas.
Se um Conselheiro Federal permaneceu na Loja para participar do fechamento dos Trabalhos, ele sai imediatamente após o V\ M\ , seguido do Experto.
Se existir uma Col\ de Harm\, deverá executar uma música apropriada, especialmente durante o cerimonial de Iniciação.


INICIAÇÃO


O Profano que tenha sido submetido primeiro ao interrogatório e depois aos tres escrutínios, conforme o Regulamento Geral da Obediência, será convocado a se apresentar uma hora antes do início dos Trabalhos e será conduzido de imediato a uma sala de espera, onde não deverá encontrar ninguém.
Primeiramente, o Ir\ Tes\deverá receber as custas da admissão.
O Ir\ Exp\, ou na sua ausência, um Irmão designado previamente pelo Venerável Mestre, acerca-se do Prof\ na sala de estar e lhe dirige as seguintes palavras :

EXPERTO
Senhor, pediste para ser admitido na Maçonaria. Vossa resolução é definitiva ? Estais preparados a submeter-vos às provas que de vos serão exigidas ?
 -Resposta do Profano
Então, queira seguir-me.
O Ir\ Experto após vendar os olhos do Postulante, o introduzirá na CAMARA DE REFLEXÕES, onde retirará a venda.
Esta Câmara é um pequeno cubículo, simbolicamente subterrâneo onde se realiza a primeira prova da iniciação, suas paredes são pintadas de preto ( com símbolos desenhados em prata ) : a imagem de uma Ampulheta e de uma Foice entrecruzados; a de um Galo tendo em cima as palavras “ Vigilância e Perseverança “, e a fórmula hermética “ V . I . T . R . I . O . L . “
É mobiliada com uma pequena mesa e uma cadeira; sobre a mesa deverá estar disposto : um Castiçal fornecendo iluminação suficiente; um Crânio, um Espelho, Pão, uma bilha de Água, e tres vasilhas contendo respectivamente Mercúrio, Enxofre e Sal.

EXPERTO
Senhor, é aqui que devereis suportar a vossa primeira prova, que os antigos Iniciados denominavam de “ a prova da Terra “. Para esta finalidade, é necessário que vos afasteis de toda falsa ilusão e , para mostrar-vos sensível materialmente o que deve refletir em vos espiritualmente, vos peço que me entregueis todo e qualquer objeto precioso que possuís e , em particular todos os objetos de metal, que simbolizam o brilho de um falso esplendor.
Isto é feito:
Agora, Senhor, sereis abandonados à vossa própria sorte, na solidão, no silêncio e com esta fraca luz. Os objetos e as imagens que surgem aos vossos olhos tem um sentido simbólico e vos incitarão à meditação.
Ireis redigir o vosso TESTAMENTO, respondendo por escrito às tres questões que vos são apresentadas nesta folha e, em seguida,  ireis formular vossas últimas vontades.
Nos iremos retornar para retirá-lo oportunamente.
O Ir\ Experto deixa o Postulante , que permanece encerrado na Câmara de Reflexões.


DECORAÇÃO DA LOJA NA INICIAÇÃO

A Loja será disposta como indicada na página 1 ( Descrição da Loja ) além de que deverão ser previstos os seguintes materiais:
Uma corda e um chinelo por candidato;
Uma “ Taça de Libações “ por candidato, uma garrafa de água e um frasco contendo extrato de quassia : colocados sobre o Altar do Ir\ Hosp\ ;
Uma “ Prancha com báscula “ que será colocada mais tarde ao longo da Coluna do setentrião;
Uma “ Prancha com superfície áspera “ que será colocada mais tarde ao longo ao Coluna do Meio-dia;
Uma folha de cartolina ou um leque para “ A PROVA DO AR “ que será colocado sobre o Altar do Segundo Vigilante;
Um balde de água, destinado à “ PROVA DA ÁGUA “, que será colocado ao lado do Altar do Primeiro Vigilante e uma toalha;
Um tubo guarnecido de pó de Licopódio, destinado à “ PROVA DO FOGO “, que será colocado sobre o Altar do Tes\;
Os utensílios simbólicos do Ap\: Cinzel, Maço e Régua que serão colocados sobre o Altar do Primeiro Vigilante bem como o Avental;
Espadas para os Irmãos;
Um maço e um cinzel próximo à Pedra Bruta, luvas e rosas são igualmente previstas;
Um compasso por candidato para o juramento, sobre o Altar do Ir\ Hosp\;
Um envelope por candidato para recolher o Testamento sobre o Altar do V\ M\.
Um roupa tingida de vermelho e um lençol negro pode ser previsto se a Loja realiza a cena do perjúrio e, neste caso, um Irmão será designado a fazê-lo.
NOTA: - Gradativamente, durante o desenvolvimento da Cerimônia, o Profano será designado sucessivamente pelas seguintes qualificações: Postulante, Candidato, Recipiendário, Neófito e finalmente Irmão.
A prancha dos últimos trabalhos é lida, a correspondência comunicada e outras questões previstas são tratadas.


VENERÁVEL MESTRE
Meus Irmãos, vamos proceder agora à iniciação, constante na ordem do dia, do Profano...................., cujos tres escrutínios  foram favoráveis.
Irmão Tesoureiro, recebestes aos metais referentes às despesas de iniciação ?
O Ir\ Tes\ que já fez o recolhimento antes, dá uma resposta afirmativa

TESOUREIRO
Sim. Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto, encerrastes o Postulante na Câmara de Reflexões, depois de tê-lo despido de todos os seus metais ?

EXPERTTO
Sim, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Pois que é assim, Irmão Experto, ide até o Postulante e trazei-nos seu Testamento filosófico.

VENERÁVEL MESTRE
Neste momento, enquanto aguarda o retorno do Ir\ Experto, o Venerável Mestre fará uma leitura resumida do “curriculum vitae “ do Postulante.
O Ir\ Exp\ aproxima-se do Postulante e o faz entregar o seu Testamento filosófico retornando em seguida ao Templo e, avançando ritualisticamente  até o sopé do Oriente, o apresente ao Venerável Mestre, na ponta de sua espada, o dito Testamento.

VENERÁVEL MESTRE
Faz a leitura do Testamento e prossegue :
Meus Irmãos, tomastes conhecimento do Testamento filosófico do Postulante ..................
Alguém entre vós tem alguma observação a fazer ?
( se nenhum Irmão se manifestar ):

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto, dirigi-vos novamente até o Postulante e preparai-o para sua recepção da seguinte forma :
Uma corda no pescoço; olhos vendados; braço esquerdo, peito esquerdo e joelho direito descobertos; o pé esquerdo calçado com um chinelo. Depois, conduzi-o à porta do Templo.
O Irmão Experto sai do Templo ritualisticamente   - Pausa -
.Enquanto se aguarda o retorno do Ir\ Experto, o Ir\ M\ de Cer\ dispõe, prontamente, nos seus lugares os materiais necessários para a Cerimônia de Iniciação e, em seguida vai de encontro ao Postulante.
O Experto, dirige-se à porta do Templo acompanhado do Postulante, preparado ritualisticamente, como foi determinado

EXPERTO
·     Bate um forte golpe à porta do Templo.

COBRIDOR
Irmão Segundo Vigilante, profanamente batem à porta do Templo.

SEGUNDO VIGILANTE
Venerável Mestre, profanamente batem à porta do Templo.

VENERÁVEL MESTR
Quem ousa interromper nossos Trabalhos ?
Irmão Cobridor, ide verificar quem bate assim.
Meus Irmãos, armai-vos de vossas espadas para defender este recinto de toda profanação.

COBRIDOR
Entreabre a porta sem ruidos e, com uma voz forte :
 Quem vem lá ?

EXPERTO
Transpõe sozinho a porta do Templo e se colocando à ordem :
Conduzo aqui o Senhor.............. , “ um humilde Postulante “ mergulhado nas trevas, que foi proposto regularmente e por quem os escrutínios deram um resultado favorável.
Ele vem agora, por sua livre e espontânea vontade, e devidamente preparado, pedir para ser admitido aos Mistérios e Privilégios da Maçonaria.

VENERÁVEL MESTRE
Com uma voz forte :
Irmão Experto, que garantias podeis nos dar em relação ao Postulante que se encontra à porta do Templo ? Tendes certeza de sua boa fé ?

EXPERTO
mantendo-se a ordem :
Como um homem poderoso se põe no lugar de outro e julga seus pensamentos íntimos, a sagacidade desta Respeitável Assembléia não pode ser posta em dúvida, eu garanto que este Postulante é livre e de bons costumes. À Glória do Grande Arquiteto do Universo, ele acaba de se sair vitorioso da “Prova da Terra “.

VENERÁVEL MESTRE
Estais seguro que o Postulante está ritualisticamente preparado para a iniciação ?

EXPERTO
Sim, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Meus Irmãos, acabais de constatar a identidade do Postulante, por quem os tres escrutínios foram favoráveis. Ele suportou a “Prova da Terra “, e está ritualisticamente preparado para a recepção.
Alguém entre vós se opões ao seu ingresso ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Venerável Mestre, reina silêncio em ambas as Colunas.

VENERÁVEL MESTRE
Pois que ninguém se opõe, Irmão Experto, daí entrada ao Postulante.
O Ir\ Cobridor abre a porta com grande ruído e o Ir\ Experto, ao introduzir o Postulante, que é conduzido pelo Ir\ M\ de Cer\ , o fará baixar a cabeça, como se estivesse passando por uma porta muito baixa, parando entre Colunas. Em seguida apoia a ponta de sua espada contra o peito do Postulante.
Se houver mais de um Postulante cada um terá uma espada apontada para o peito por Irmãos previamente designados.
O Ir\ Cobridor  fecha a porta sem barulho.

VENERÁVEL MESTRE
Senhor, esta espada que sentis sobre vosso peito é sempre usada para punir o perjuro. Ela é o símbolo do remorso que atormentará vosso coração, se vierdes a trair a Fraternidade na qual pedistes para ser admitido.
A venda que cobre vossos olhos é o símbolo da cegueira  na qual se encontra o homem dominado pelas suas paixões e mergulhado na ignorância e na superstição.
Neste momento a espada é tirada do peito do Postulante.
É de vossa própria vontade, em plena liberdade e sem nenhuma sugestão, que vos apresentais aqui ?

RESPOSTA DO RECIPIENDÁRIO
Se  ela  for afirmativa

VENERÁVEL MESTRE
Qual é vosso propósito em vos apresentardes neste Templo ?

RESPOSTA DO RECIP\
Se ela for afirmativa

VENERÁVEL MESTRE
Vede, Senhor, que é para colocar um freio salutar às nossas paixões, para nos elevarmos acima dos interesses mesquinhos que atormentam os profanos, que nos reunimos em nossos Templos.
Nos trabalhamos sem descanso para nosso melhoramento, nós acostumamos nosso espírito a não conceber outras idéias senão as da honra e da virtude para nossa ascensão iniciática, que se efetua com o auxílio das “ Ferramentas Racionais “ que vos encontrareis no Templo.          
É regulando desta forma suas tendências e costumes é que se chega dar à alma este justo equilíbrio que constitui a Sabedoria, isto é, a Arte da vida.
Se fores admitido entre nós, devereis tomar a firme resolução de trabalhar sem descanso para o vosso aperfeiçoamento intelectual e moral.
Mas este trabalho é penoso e requer sacrifícios.
Persiste, apesar de tudo, em vós o desejo de entrar na Maçonaria ?

RESPOSTA DO RECIP\
se é afirmativa :

VENERÁVEL MESTRE
Senhor, antes de vossa iniciação, deveis tomar conhecimento dos princípios fundamentais da Franco-Maçonaria do Rito Escocês Antigo e Aceito, os quais regem esta Respeitável Loja, e que são comuns a todas as Obediências regulares do mundo.
Nos os vamos lembrar vos.
Irmão Orador, queira proceder a leitura.

ORADOR
“ A Franco-Maçonaria proclama, como sempre proclamou desde as suas origens, a existência de um Princípio Criador, o qual denomina de Grande Arquiteto do Universo “
“ Ela não impõe nenhum limite à procura da Verdade e, é para garantir a todos esta liberadade que ela exige de todos a tolerância “
“ A Franco-Maçonaria é portanto aberta aos homens de todas as nacionalidades, de todas as raças, de todas as crenças “
“ Ela não proibe dentro das suas Oficinas toda e qualquer discussão política e religiosa; ela acolhe qualquer profano, quaisquer que sejam  suas opiniões políticas e religiosas, com as quais não se preocupa, contanto que seja livre e de bons costumes “   
“ A Franco-Maçonaria tem como objetivo a luta contra a ignorância sob todas as suas formas. É uma escola cujo o programa se resume assim: obedecer às leis de seu país, viver segundo os ditames da honra, praticar a justiça, amar ao próximo, trabalhar sem descanso para a felicidade da humanidade e obter a sua emancipação progressiva e pacífica”. [i]

VENERÁVEL MESTRE
Senhor !  Agora que conheceis os Princípios, persistis com as vossas intenções ?

Estais determinado em submeter-vos com firmeza às provas ? Prometeis guardar silêncio absoluto sobre tudo que ouvirdes vierdes a descobrir entre nós, assim como sobre tudo que irá acontecer a seguir ?

RESPOSTA DO RECIP\
Se ela for afirmativa :

VENERÁVEL MESTRE
Senhor, devo exigir de vós um compromisso formal que devereis prestar sobre “ Taça das Libações “. Consentis em prestar este compromisso ?

RESPOSTA DO RECIP\
Se ela for afirmativa :

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi o Recipiendário ao Altar dos Juramentos e vós, Irmão Experto, apresentai a “ Taça das Libações “.
O Ir\ M\ de Cer\ conduz o Recip\ ao sopé do Oriente; o Ir\ Experto põe em sua mão esquerda uma taça com água pura e coloca a sua mão direita sobre o coração.

VENERÁVEL MESTRE
Senhor, bebei um gole !
O Recip\ executa.
Agora, repeti comigo este Juramento:
“ Prometo por minha honra guardar o mais absoluto silêncio sobre as provas que irei submeter-me “

RECIPIENDÁRIO
Repete a fórmula do Juramento.
Enquanto isso, o Ir\ Experto despeja discretamente um pouco de Quassia na Taça sem que o Recip\ perceba.
                                                     

VENERÁVEL MESTRE
Testemunhai vosso Juramento !
Continuai a beber !  Bebei tudo !
O Recip\ executa.
O Ir\ Experto retira em seguida a Taça da mão do Recip


                                                                          - Pausa -
VENERÁVEL MESTRE
Que esta bebida que se tornou amarga, seja para vós Senhor, o símbolo da amargura e do remorso que ficará em vosso coração, se vós tornardes perjuro e faltardes com a palavra solenemente dada aqui.
Entretanto, se ainda vós resta alguma dúvida, podeis retirar-vos livremente; mas, vos advirto que depois será tarde demais.
Persistis ?

RESPOSTA DO RECIP\
Se for afirmativa :

VENERÁVEL MESTRE
!     Pois que é assim, Irmão Experto, apoderai-vos do Recipiendário e fazei-o praticar a sua PRIMEIRA VIAGEM  no decorrer da qual será submetido à “ Prova do Ar “. Eu o confio à vossa prudência; trazei-o são e salvo.
O Ir\ Experto, auxiliado pelo Ir\ M\ de Cer\, pega o Recip\ pela mão e o reconduz entre Col\ caminhando no sentido dextrógiro. Retira a corda do seu pescoço.
Em seguida, o conduz no sentido contrário, isto é, levógiro. só nesta viagem, para simbolizar assim a incapacidade dos Prof\  de conhecer as leis profundas do Universo e de se conformarem. Daí os obstáculos quase intransponíveis que eles encontram em seus caminhos.
O Recip\ passa primeiro sobre a “ prancha de supericie áspera” , disposta ao longo da Col\ do Sul, a seguir sobre a  “  prancha de báscula “ disposta ao longo da Col\do Norte, amparado pelo Ir\ Experto e Ir\ M\ de Cer\ . A seguir é conduzido ao Altar do Segundo Vigilante.
Durante a viagem, os Irmãos da Loja farão um grande barulho com os pés e suas espadas.

!  Todo barulho cessará bruscamente ao golpe de Malhete do Venerável Mestre.

O Ir\ Experto irá abanar rapidamente, na altura do rosto do candidato, para fazê-lo crer que existe uma corrente de ar.

SEGUNDO VIGILANTE
                        Levanta-se e se coloca diante do se Altar.
O Ir\ Experto pega agora a mão direita do Recip\ e o faz bater tres vezes sobre o ombro esquerdo do Seg\ Vig\
                        Este, colocando seu malhete contra o peito do Recip\, brada:

SEGUNDO VIGILANTE
                                    Forçando a voz:

Quem vem lá ?

EXPERTO
Senhor..................... , “ humilde candidato “ mergulhado nas trevas, que pede para ser admitido nos Mistérios e Privilégios da Franco-Maçonaria,

SEGUNDO VIGILANTE
Como ousa tal esperança ?

EXPERTO
Porque é livre e de bons costumes e submeteu-se à “ Prova do Ar “, à Glória do Grande Arquiteto do Universo.

SEGUNDO VIGILANTE
Pois sendo assim, que passe !
                                    O Ir\ Experto conduz o Recip\ entre colunas no sentido dextrógiro.

SEGUNDO VIGILANTE
                                    Após retornar ao seu lugar:

Venerável Mestre, a Primeira Viagem do Recipiendário, foi concluída.

                                                - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário, a viagem simbólica que acabastes de fazer é o emblema da vida humana. Os ruídos que ouvistes representam as paixões que se agitam; os obstáculos que encontrastes, as dificuldades que o homem encontra e que não pode vencer  ou dominar na medida do possível, sem a necessária energia moral e os conhecimentos que lhe permitam lutar contra a adversidade, graças ao auxilio que pode receber de seus semelhantes.
Estas dificuldades são grandes que não são dominadas pela luz e, por isso ignoram as leis profundas do Cosmos e agem freqüentemente contra estas leis.
A ascensão que vós tentastes nestas condições deve ser, fatalmente, seguida de um empurrão, que pode se tornar mortal, sem a socorro das mãos fraternas que vós sustentaram no momento mais crítico.
Esta experiência simbólica deve vos incitar à sabedoria em vossos desejos, à prudência em vossos impulsos; ela constitui a “ Prova do Ar “ dos antigos Mistérios, que vem em seguida à “ Prova da Terra “, suportada por vós durante a vossa estada na “Câmara de Reflexões” . 

                                                            - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto, fazei o Recipiendário praticar a sua SEGUNDA VIAGEM, no decorrer da qual será submetido à “ Prova da Água “.
           Nesta viagem, que se faz no sentido dextrógiro, o terreno será mias uniforme, as dificuldades de    menor grau e em menor número.
            Os Irmãos das Col\ farão tinir as espadas.
O Recip\ passará sobre uma “ prancha de superfície áspera” disposta ao longo da Col\ do Sul, e retornado ao Oeste, o Ir\ experto mergulhará a mão esquerda do Recip\ num vaso com água.
            O Ir\ M\ de Cer\ enxugara esta mão com uma toalha e em seguida os dois Oficiais conduzirão
            o Recip\ ao Altar do Prim\ Vig\ .
!  Todo barulho cessará bruscamente ao golpe de Malhete do Venerável Mestre.
                O Prim\ Vig\ se levante e se coloca à frente do seu Altar.
O Ir\ Experto pega então a mão direita do Recip\ e o faz bater tres vezes no ombro esquerdo do Prim\ Vig\ . O Prim\ Vig\ colocando seu Malhete no peito do Recip\ , brada :

PRIMEIRO VIGILANTE
                                    Forçando a voz
Quem vem lá ?

EXPERTO
Senhor................ “ um humilde Candidato “ mergulhado nas trevas, que pede para ser admitido aos Mistérios e Privilégios da Franco-Maçonaria.

PRIMEIRO VIGILANTE
Como ousa ele tal esperança ?

EXPERTO
Porque é livre e de bons costumes e submeteu-se à “ Prova da Água “, À Glória do Grande Arquiteto do Universo.

PRIMEIRO VIGILANTE
Pois sendo assim, que passe !
O Ir\ Experto retorna com o Recip\ entre Col\

PRIMEIRO VIGILANTE
                Tendo retornado ao seu lugar
!   Venerável Mestre, a Segunda Viagem do Recipiendário foi concluída.

                                                - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário, no decorrer desta Segunda Viagem percebestes menos ruídos, encontrastes menos obstáculos. Quisemos vos mostrar que aqueles que se nivelam cada vez mais nos passos do homem perseverante é que alcançam a virtude. Entretanto, ainda não se encontra livre dos combates que é obrigado a travar para poder triunfar sobre suas paixões e as dos outros homens.
Durante esta viagem, à maneira dos antigos Mistérios, fostes submetido à “Prova da Água “, terceiro elemento simbólico.


                                                            - Pausa -


VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto, fazei o Recipiendário praticar a sua TERCEIRA VIAGEM, no decorrer da qual, irá passar pela “ Prova do Fogo “.
Nesta viagem, que também se faz no sentido dextrógiro, o terreno é totalmente livre e nenhum ruído se faz ouvir.
O Recip\ passando pelo Sul, obstáculo de chamas bem vivas, produzidas oportunamente pelo Ir\ M\ de Cer\ com tubo guarnecido de pó de licopódio; em seguida, sempre conduzido pelo Ir\ Experto, continua o giro pela Loja e chega ao sopé do Oriente. 
            O Venerável Mestre sai do seu Trono e se coloca de fronte ao Altar dos Juramentos.
O Ir\ Ezperto pega então a mão direita do Recip\ e o faz bater tres vezes no ombro esquerdo do Venerável Mestre.
            O Venerável Mestre, colocando seu Malhete no peito do Recip\ brada :

VENERÁVEL MESTRE
                        Forçando a voz:
Quem vem lá ?

EXPERTO
Senhor................., “um humilde Candidato” mergulhado nas trevas, que pede para ser admitido nos Mistérios e Privilégios da Franco-Maçonaria.

VENERÁVEL MESTRE
Como ousa ele tal esperança ?

EXPERTO
Por que é livre e de bons costumes submeteu-se à “Prova do Fogo”, À Glória do Grande Arquiteto do Universo.

VENERÁVEL MESTRE
Pois sendo assim, que passe !
                        O Ir\ Experto conduz o Recip\ entre Col\
                        O Venerável Mestre retorna ao seu lugar.

PRIMEIRO VIGILANTE
!   Venerável Mestre, a Terceira Viagem do Recipiendário foi concluída.

                                                            - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário, nesta viagem não percebestes nenhum ruído. Seu significado simbólico é que perseverando resolutamente na Virtude, a vida se torna calma e pacífica.
As chamas pelas quais passastes são o quarto elemento simbólico dos Antigos: o poder do Fogo que vós envolveu transmutou-se em vosso coração em amor ardente por seus semelhantes, o poder da Caridade inspire de hoje em diante as vossas palavras e vossas ações.
Não esqueçais jamais o princípio da moral sublime, conhecida de todas as Nações :
“ Não faças aos outros o que não gostarias que fosse feito a ti mesmo. “
Compenetrai-vos lentamente ainda do princípio positivo, enunciado pela Franco-Maçonaria.
“ Faça aos outros todo o bem que poderias fazer a ti mesmo . “

                                                                              - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário !  A Ordem Maçônica na qual pedistes para ser admitido pode um dia exigir de vós até a última gota do vosso sangue para a sua defesa e pela de vossos Irmãos. Se a ocasião se apresentar, consentireis em fazer este sacrifício ?

RECIPIENDÁRIO
Sim.

VENERÁVEL MESTRE
Pois que é assim, Irmão Experto e Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi o Recipiendário ao Altar do Juramentos, para que preste seu Juramento.

Os dois Oficiais executam a ordem e colocam o Recip\ frente ao Altar

- Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário, a fim de assegurar os Privilégios da Franco-Maçonaria unicamente a homens que merecem obtê-los, exige-se deles um compromisso de fidelidade.
Posso assegurar-vos que este compromisso não apresenta nenhuma incompatibilidade com os outros deveres de um homem e de um bom cidadão.
Consentis em prestar um Juramento Solene, fundamentado nos Princípios que vos foram expostos, e assumis o compromisso de guardar os Segredos e os Mistérios da Franco-Maçonaria ?

RECIPIENDÁRIO
Sim.

VENERÁVEL MESTRE
Informo-vos que vosso Juramento será prestado sobre as Tres Grandes Luzes da Franco-Maçonaria, qu são: O VOLUME da LEI SAGRADA, o COMPASSO e o ESQUADRO, e que nesta Respeitável Loja este Volume e a Bíblia.

Tendes algum inconveniente em prestar o vosso Juramento sobre este Volume ?

Esta resposta deverá ser previamente conhecida a fim de que um outro Livro seja preparado para o Juramento.


RECIPIENDÁRIO
Não.

VENERÁVEL MESTRE
Pois que é assim, Irmão Experto, posicionai os pés do Recipiendário em esquadria e colocai sua mão direita sobre as TRES GRANDES LUZES SIMBÓLICAS da Franco-Maçonaria: o VOLUME da LEI SAGRADA,    o COMPASSO e o ESQUADRO que se encontram sobre o Altar dos Juramentos. Irmão Experto, colocai um COMPASSO na mão esquerda do Recipiendário, com a ponta apoiada sobre seu coração !

De pé e à ordem, meus Irmãos, e espada na mão !

O Ir\ experto e o Ir\ M\ de Cer\ cruzam a espada e o cajado por cima do Recip\ de modo que formem um esquadro.

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário, escutai atentamente a fórmula do Juramento; direis em seguida “ Eu o Juro ! “ .
“ Eu, .............., sob a proteção do Grande Arquiteto do Universo e na presença desta Respeitável Loja de Maçons regularmente reunidos e devidamente consagrada.   
“ De minha livre e espontânea vontade, juro solenemente sobre as Tres Grandes Luzes da Franco-Maçonaria de jamais revelar nenhum dos segredos da Franco-Maçonaria que tomar conhecimento, nem os traçar, escrever, gravar ou esculpir, ou reproduzi-los de outra forma.
“ Juro observar conscienciosamente os princípios da Ordem Maçônica, de trabalhar para a prosperidade de minha Respeitável Loja, de comparecer regularmente aos Trabalhos, de amar a meus Irmãos e ajudá-los através dos meus conselhos e de minhas ações.
“ Juro tudo isso solenemente sem evasão, equívoco ou reserva mental sob pena de, se faltar ao Juramento, de ter a língua arrancada e a garganta cortada, ser julgado como um indivíduo desprovido de qualquer valor moral e indigno de pertencer à Franco-Maçonaria. “

VENERÁVEL MESTRE
Recipiendário, repeti comigo:
“ Eu, .........., prefiro ter a garganta cortada do que faltar ao meu Juramento ! “

 O Recipiendário repete esta fórmula.

VENERÁVEL MESTRE
Levantai a mão direita e dizei: “ Eu o Juro ! “

  O Recipiendário executa está ordem.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto e Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi o Neófito entre Colunas
Esta ordem é executada no sentido dextrógiro
Neófito, o juramento que prestastes não vós traz nenhuma inquietude ?
Consentis em renová-lo quando receberdes a Luz ?

NEÓFITO
Sim, Senhor.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Primeiro Vigilante, agora que a paciência e a firmeza do Neófito ................ o levaram para a sua primeira vitória na luta entre o Profano e o Maçom, o que pedis por ele ?

PRIMEIRO VIGILANTE
Que a venda seja retirada, que ele veja e medite !
                       
O Ir\ M\ de Cer\ apaga a Luminária, deixando a Loja na penumbra, iluminada apenas pelas Estrelas e o Delta.
Todos os Irmãos, de pé, apontam as suas espadas, que usam na mão direita, para o peito do Neófito, nenhum Ir\  estará à ordem.

VENERÁVEL MESTRE
Que isto seja feito no meu terceiro golpe de malhete
!   !   !
                O Ir\ Experto tira a venda dos olhos do Neófito.
            Neste momento é facultativo a “ Cena do Perjuro “.

                                                                              - Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Neófito, estas espadas que vedes apontando para vós, vos anunciam que todos os Maçons virão ao vosso socorro no momento do perigo; mas ela anunciam também que, se vos trairdes o vosso Juramento, não ireis escapar da vingança de todos os Irmãos, que espalhados pela superfície do globo, juraram punir o perjuro.

Jurais meus Irmãos ?

TODOS OS IRMÃOS
Nos o Juramos !

VENERÁVEL MESTRE
Estais agora informados de todos os perigos que vos esperam se não observardes estritamente os compromissos assumidos.
Ireis refletir novamente.
Irmão experto, queira vendar novamente os olhos do Neófito e o conduzir para fora do Templo; iremos deliberar pela última vez a seu respeito.
O Ir\ Experto venda os olhos do Neófito e o faz sair, para que se recomponha. O Ir\ M\ de Cer\ clareia o Templo.



VENERÁVEL MESTRE
!    Meus Irmãos, para poder trazer a Luz para este Neófito, iremos precisar da concentração de todas as nossas forças espirituais. Assim, é conveniente que nos concentremos, enquanto aguardamos o retorno do Neófito,

                                                        - Pausa -
Enquanto isso, o Ir\ M\ de Cer\ guardará discretamente todo o material utilizado nas provas.
Ir\ Experto vem à porta do Templo, com o Neófito, vendado e bate como Aprendiz ·  ·  ·

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Segundo Vigilante, verificai quem bate assim.

SEGUNDO VIGILANTE
Irmão Cobridor, verificai quem bate assim.

COBRIDOR
Irmão Segundo Vigilante, é o Neófito .............., acompanhado do Irmão Experto, que procura a Verdade e a Luz e que pede ingresso no Templo.

VENERÁVEL MESTRE
!    Meus Irmãos, preparai-vos para receber o Neófito na “Cadeia de União” . De pé meus Irmãos !
Formemos a Cadeia.
- Pausa -

Todos os Irmãos cumprem a ordem Os Irmãos do Oriente participam da Cadeia, permanecendo em seus lugares.
O Ir\ Cobridor abre a porta do Templo.

VENERÁVEL MESTRE
Daí entrada ao Templo ao Neófito e que seja colocado na Cadeia de União !

           O Ir\ Experto entra com o Neófito, ainda de olhos vendados, e o introduz na Cadeia de União.
           O Ir\ que é o seu Padrinho se coloca atrás do Neófito e põe ambas as mãos sobre os ombros do    
           mesmo.

PRIMEIRO VIGILANTE
Venerável Mestre, o Neófito está na Cadeia de União e deseja a Luz.

VENERÁVEL MESTRE
Pois que foi julgado digno, ela lhe será dada ao meu terceiro golpe de malhete.
Portanto, Neófito, vos farei uma última pergunta.
Conhecestes muitos homens; talvez tendes inimigos. Se vos encontrásseis nesta Assembléia ou entre Maçons, estaríeis disposto a estender-lhes a mão e esquecer o passado ?


NEÓFITO
Sim.
VENERÁVEL MESTRE
Nos testemunhamos vossa declaração e se for necessário vo-la lembraremos.

O Venerável Mestre dá tres golpes de Malhete .
No terceiro golpe o Padrinho retira a venda dos olhos do Neófito.
- Pausa -

Vede, Neófito, o aspecto desta Assembléia mudou muito, mais espadas ameaçadoras se dirigem contra vós !
Não percebeis que os Irmãos formam uma Cadeia de União, que simboliza a união de todos os Maçons espalhados pela superfície da Terra.
Olhai, e se percebeis qualquer inimigo entre nós, executai vossa promessa.

- Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Não são todos os dias que o inimigo se encontra na nossa frente. O mais temível se encontra atrás de nos.
Queira se virar !

Cena do espelho ( Manter o espelho à altura dos olhos do Neófito por alguns instantes )
O Neófito se encontra assim, face a face com si próprio.
Seu Padrinho, um parente ou um amigo pessoal, dá em seguida o abraço Fraternal.
A Cadeia é recomposta incluindo o (s) Neófito (s).

VENERÁVEL MESTRE 
Nossas mãos vos unem a nos e ao Altar da Verdade ! Seu aperto vos anuncia que nos não vamos abandoná-lo mais, pelo tempo que a Verdade, a Justiça, a Discrição e o Amor fraternal lhe serão sagrados.
Meus Irmãos, abramos a Cadeia.
O que se faz após sacudir os braços por tres vezes.

!     Sentai-vos.
Irmão Experto, aproximai o Neófito do Altar dos Juramentos e colocai o Irmão ....... , seu padrinho, ao seu lado.
          O Ir\ experto executa a ordem e se mantém de pé frente a frente do Neófito e seu Padrinho

VENERÁVEL MESTRE
!   De pé e à ordem, meus Irmãos, espada na mão.
Todos executam a ordem tendo a espada na mão esquerda.

Neófito, agora que vossos olhos estão abertos, observai os objetos colocados sobre o Altar dos Juramentos, diante de vós. Estes objetos constituem as Tres Grandes Luzes que iluminam a conduta dos Maçons.
O Volume da Lei Sagrada é o símbolo da tradição;
Esquadro, emblema da retidão, nos inspira a equidade dos nossos pensamentos e ações; ele é o símbolo da Lei moral;
O Compasso, instrumento de medida e de comparação, nos permite apreciar o alcance e as conseqüências de nossos atos, que deverão sempre ser fraternais perante todos os nossos semblantes e, em particular perante nossos Irmãos.

- Pausa -

Agora, posicionai vossos pés em esquadria e colocai vossa mão direita sobre as Tres Grandes Luzes da Maçonaria que se encontram sobre o Altar dos Juramentos.
Irmão Experto, colocai um compasso na mão esquerda do Neófito, com uma das pontas apoiada no coração !
O Ir\ Experto executa.
Neófito, consentis com as obrigações que contraístes ? Confirmais sinceramente e sem restrições o juramento solene que haveis prestado, ainda vendado, a qualquer instante ?
Jurais, ainda mais, obedecer fielmente aos chefes de nossa Ordem que vos comandarão conforme e não em desacordo com as nossas leis ?

NEÓFITO
Sim, eu o confirmo e o juro.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão .............. , que sois o padrinho do Neófito e, com este título, garantis  totalmente diante desta Respeitável Loja e da Ordem as obrigações que o Neófito acaba de contrair, prometeis de velar para que ele permaneça fiel, de o acompanhar, tanto na vida maçônica como na vida profana, de esclarecê-lo com os vossos conselhos e de prevenir seus eventuais erros ?

PADRINHO
Empenhar-me-ei, Venerável Mestre.

VENERÁVEL MESTRE
Vossa promessa está anotada.
O padrinho retorna ao seu lugar precedido do M\ de Cer

 VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto, queira fazer o Neófito subir os degraus do Oriente.

O Ir\ Experto executa esta ordem e põe o Neófito frente ao Venerável Mestre, ajoelhado sobre o joelho direito.

VENERÁVEL MESTRE
                Tendo na mão esquerda a espada, cuja lâmina encosta levemente na cabeça do Neófito, e
              o  malhete na mão direita, pronto para bater sobre a lâmina :

À Glória do Grande Arquiteto do Universo, em nome da Maçonaria Universal e sob os auspícios da Grande Loja da França.
Em virtude do poderes que me foram confiados por esta Respeitável Loja ,
Eu vos crio
                    um golpe de malhete sobre a lâmina da espada
constituo
                   um segundo golpe de malhete sobre a lâmina da espada
e recebo
                   um terceiro golpe de malhete sobre a lâmina da espada

Aprendiz Maçom, Primeiro grau do Rito Escocês Antigo e Aceito e Membro desta Respeitável Loja de São João, a Oriente de .................. , sob o Nº  ....... , e o título distntivo................................
                                
                                  O Venerável Mestre deposita a espada e o malhete sobre o seu  altar
 
Levantai-vos, meu Irmão, doravante é assim que sereis tratados entre nós, aproximai-vos e recebei de mim o beijo fraternal, em nome de todos os Irmãos desta Respeitável Loja.

O venerável Mestre dá o beijo fraternal.

!      Sentai-vos, meus Irmãos.
Meu Irmão, posso agora vos informar que na Maçonaria existem diversos graus, onde cada um tem seus segredos particulares que são comunicados aos recipiendários conforme seus méritos.
Vamos então agora vos comunicar os Segredos do Primeiro grau que acabastes de receber.
Irmão Segundo Vigilante, queira proceder à instrução do nosso Irmão .........................
Irmão Experto e Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi o novo Irmão entre Colunas.

Os Irmãos executam a ordem

SEGUNDO VIGILANTE
Meu Irmão, todos os Esquadros, os Níveis e as Perpendiculares são verdadeiros Sinais de reconhecimento para um Maçom. Deveis estar eretos com os pés em esquadria ( Ângulo direito, calcanhar contra calcanhar ).

 O novo Ir\ executa as instruções sob a supervisão do Ir\ Experto.

Os Segredos do grau consistem em um SINAL, um TOQUE e uma PALAVRA.
Estendei agora a mão direita ( quatro dedos juntos e polegar afastado formando um esquadro ) colocai a mão em esquadria sobre a garganta, mão, antebraço e braço direito em posição horizontal em relação ao ombro e braço esquerdo pendendo ao longo do corpo : chamamos a isso “estar a ordem”
Agora daí um passo com o pé esquerdo, juntando em seguida ao seu calcanhar o calcanhar do pé direito, formando um esquadro: este é o primeiro passo regular da maçonaria e é nesta posição que os “Segredos” são comunicados.
Quando entrardes em Loja, executareis este passo tres vezes.
O SINAL se faz passando a mão direita horizontalmente, de um lado a outro da garganta,  até o ombro direito, deixando em seguida cair o braço direito ao longo do corpo.

                                                             novo Ir\ executa o sinal

Este sinal faz alusão à penalidade do vosso Juramento e significa que sendo um homem honrado e Maçom  “ preferis ter a garganta cortada antes de revelar indevidamente os Segredos que vos foram confiados” .
O TOQUE é dado pegando reciprocamente a mão direita e exercendo uma ligeira pressão com o polegar sobre o dedo indicador do seu interlocutor.
ESTE TOQUE indica que se pede a PALAVRA SAGRADA, que é dada em resposta como segue:
o interrogado deve responder:

“ Não sei ler, nem escrever ;  sei apenas soletrar. Dai-me a primeira letra, vos darei a seguinte”.
Para vos colocar a par vos revelarei a palavra: esta é B\

Pausa  -

O Ir\ Experto faz novo Ir\ repetir o toque e a palavra letra por letra.

SEGUNDO VIGILANTE
Esta palavra deriva da Coluna que estava colocada do lado de fora do Templo de Salomão, à esquerda da porta da entrada, e seu significado é : “ Em força “ .
A vossa idade no Rito Escocês é de “  Tres anos “, a bateria tres pancadas, a Aclamação é HOUZZÉ, HOUZZÉ, HOUZZÉ e o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

SEGUNDO VIGILANTE
                                      De pé, faz o sinal de Ap\ e diz :

Venerável Mestre, a instrução do novo Irmão ................... está terminada.

VENERÁVEL MESTRE
!      Irmão Experto e Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi o Neófito para perto dos Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes a fim de que seja reconhecido por eles.

            Estes Oficiais se levantam e se posicionam na frente de seus Altares.
                O Ir\ Experto e o Ir\ M\ de Cer\ conduzem no sentido dextrógiro o Neófito ao Altar do Seg\
                Vig\ e o Ir\ Experto o faz aproximar-se à ordem e pelos tres passos de Ap\ . O faz bater tres                         pancadas no ombro esquerdo do Seg\ Vig\ e em seguida lhe estende a sua mão direita.                                         Permanece pronto para lhe sugerir as respostas que deverá dar.                                                                          O Seg\ Vig\ pega a mão que o Neófito lhe estende e lhe diz :                                                           
SEGUNDO VIGILANTE
Tendes algo a me comunicar ?


NEÓFITO
                                Lhe dá o Toque de Ap\ .  
SEGUNDO VIGILANTE
 O que é isto ?

NEÓFITO
O Toque de Aprendiz Maçom.

SEGUNDO VIGILANTE
O que ele significa ?

NEÓFITO
Que se pede a “ Palavra Sagrada “.

SEGUNDO VIGILANTE
Dai-me esta palavra.

NEÓFITO
Não sei ler, nem escrever; sei apenas soletrar. Dai-me a primeira letra e vos darei a seguinte.

SEGUNDO VIGILANTE
B.

NEÓFITO
X.

SEGUNDO VIGILANTE
X.

NEÓFITO
X.

JUNTOS
B\.

SEGUNDO VIGILANTE
Passe, B\.
O Seg\ Vig\ retoma seu lugar.                   
O Ir\ Experto e o Ir\ M\ de Cer\ conduzem ritualísticamente o Neófito ao altar do Prim\ Vig\ , do qual se aproximará à ordem e pela marcha de Ap\; baterá tres pancadas no ombro esquerdo do Prim\ Vig\ e em seguida irá lhe estender a sua mão direita.                               
O Prim\ Vig\ pega a mão que o Neófito lhe estende e diz :

PRIMEIRO VIGILANTE
Tendes algo a me comunicar ?


NEÓFITO
                  Lhe dá o Toque de Ap\ .

PRIMEIRO VIGILANTE
O que é isso ?

NEÓFITO
 O Toque de Aprendiz maçom.

PRIMEIRO VIGILANTE
O que ele significa ?

NEÓFITO
Que se pede a “Palavra Sagrada “.

PRIMEIRO VIGILANTE
Dai-me esta palavra.

NEÓFITO
Não sei ler, nem escrever; sei apenas soletrar. Dai-me a primeira letra e vos darei a seguinte.

PRIMEIRO VIGILANTE
B.

NEÓFITO
X.

PRIMEIRO VIGILANTE
X.

NEÓFITO
X.

JUNTOS
B\ .

PRIMEIRO VIGILANTE
De que esta palavra é derivada e qual o seu significado ?

NEÓFITO
Esta palavra deriva da Coluna que está colocada no exterior do Templo de Salomão, à esquerda da porta de entrada, e seu significado é : “ Em Força “.


PRIMEIRO VIGILANTE
Passe, B\ .    
                        O Prim\ Vig\ retoma o seu lugar.
                        O Ir\ M\ de Cer\ põe o Neófito entre Col\ e  à ordem

.PRIMEIRO VIGILANTE
                                    De pé, faz o sinal de Ap\ e diz :

Venerável Mestre, o Sinal, o Toque e a Palavra do novo iniciado são justos e perfeitos.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Experto, queira revestir o Neófito com o Avental de Aprendiz Maçom.

O Ir\ Experto executa.

VENERÁVEL MESTRE
Meu Irmão, este avental que trajais é o símbolo do trabalho; foi usado por Maçons ilustres bem como pelos mais humildes, ele vos dá o direito de tomar assento entre nós e não deveis jamais vos apresentar em Loja sem estar revestido. Deveis manter a abeta levantada.
                                                           
 -Pausa -

 Irmão Experto, apresentai agora ao Neófito os Utensílios de trabalho do Aprendiz Maçom: RÉGUA, MAÇO e CINZEL.
                                                O Ir\ Experto apresenta-lhe os utensílios.

VENERÁVEL MESTRE
A RÉGUA de 24 DIVISÕES simboliza o Primeiro degrau da jornada do Maçom onde todas as horas devem ser utilmente empregadas; o MAÇO simboliza a vontade de aperfeiçoamento que deve nos animar; enfim, o CINZEL, que vem acabar a Obra, remodelando a Pedra sempre conforme seu emprego, simboliza o método maçônico, graças ao qual nos tornamos membros úteis e conscientes da Sociedade.

- Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
!       De pé e à ordem, meus Irmãos.
Vos convido a reconhecer  de hoje em diante como Irmão, membro desta Respeitável Loja , o novo Iniciado ................. que se encontra entre Colunas, a prestar-lhe socorro e assistência em todas as ocasiões, persuadindo-o que, por sua vez, não esquecerá jamais as obrigações maçônicas que contraiu.
Irmão Segundo e Irmão Primeiro Vigilante, convidai os Irmãos de suas Colunas, assim como eu convido aqueles que tem assento no Oriente, a celebrar com uma bateria do grau em sinal de alegria a honrosa aquisição que acaba de fazer a Maçonaria e esta Respeitável Loja em particular na pessoa do nosso Irmão ..............................
PRIMEIRO VIGILANTE
Irmão Segundo Vigilante, Irmãos da Coluna do Meio-dia, vos convido a celebrar por uma Bateria de Alegria a honrosa aquisição que acaba de fazer a Maçonaria, e esta Respeitável Loja em particular, na pessoa do nosso Mui Querido Irmão ........................

SEGUNDO VIGILANTE
Irmãos da Coluna do Setentrião, vos convido a celebrar por uma Bateria do grau em sinal de Alegria a honrosa aquisição que acaba de fazer a Maçonaria, e esta Respeitável Loja em particular, na pessoa do nosso Mui Querido Irmão ............................

VENERÁVEL MESTRE
A mim, meus Irmãos,
pelo Sinal, ( todos o fazem )
pela Bateria     ·   ·   ·
e a Aclamação Escocesa
                                    HOUZZÉ - HOUZZÉ - HOUZZÉ

!       Sentai-vos, meus Irmãos.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi nosso novo Irmão ................ ao sopé do Oriente e vós, Irmão Experto, fazei-o executar seu primeiro trabalho de Aprendiz.

            O Ir\ M\ de Cer\ faz o novo Irmão se aproximar da Pedra Bruta. O Ir\ Experto lhe apresenta                 o Maço e o Cinzel e, o fazendo ajoelhar-se sobre o joelho direito, o faz aplicar tres golpes sobre                        a Pedra Bruta com estes utensílios.                                                                                                                                        
EXPERTO
Se põe à ordem, faz o sinal de Ap\ e diz :
Venerável Mestre, o primeiro trabalho de Aprendiz do nosso novo Irmão ....... foi concluído.

VENERÁVEL MESTRE
Irmão Mestre de Cerimônias, fazei nosso novo Irmão ..........escalar os degraus do Oriente

O Ir\ M\ de Cer\ faz o novo Ir\ subir ao Oriente, que deverá se manter à ordem.

VENERÁVEL MESTRE
Meu Irmão, temos uma tradição muito antiga, que remonta à época dos Maçons operativos do século XIV, vos entrego agora um par de luvas brancas, que usareis nas nossas sessões solenes. Elas vos indicam que as mãos de um Maçom devem ficar puras de todos os atos reprováveis da mesma forma que sua consciência será pura de todos os sentimentos vis.
Antigamente, entregava-se também ao novo Irmão um par de luvas brancas de mulher, que era destinado àquela mais direito ao seu respeito e à sua estima.
É aconselhável entregar uma rosa ao novo Irmão.
Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi agora o nosso Irmão ............... ao topo da primeira fileira no Setentrião, lugar que lhe é atribuído hoje. No futuro irá sentar-se nas fileira de trás, com outros Aprendizes.

O Ir\ M\ de Cer\ conduz o novo Ir\ ao seu lugar. Este permanecerá de pé e à ordem.

- Pausa -

VENERÁVEL MESTRE
Veja, meu Mui Querido Irmão, que a Beneficência é uma das Virtudes mais preciosas praticadas pelos Maçons. Não se deve confundi-la com a esmola, que humilha quem a recebe sem engrandecer quem a deu.
Um conselho prudente, um ato de solidariedade, um serviço prestado, são às vezes, mais eficazes que o dinheiro.
Os Metais, que vos foram solicitados a recolher antes de entrar neste Templo, simbolizam tudo aquilo que brilha num falso esplendor. É a moeda corrente das pessoas vulgares; ela constitui uma riqueza ilusória, que o sábio deve saber desprezar. O homem que aspira a ser livre deve aprender a se desligar das coisas fúteis e lembrar-se que a ambição é a causa de todos os vícios.
Mas estes metais, convenientemente manejados pelo sábio, podem também servir para fazer o bem.
“ Uma Viúva e seus Filhos “ ( é assim que são designados a Maçonaria e seus membros ), reclamam constantemente nosso auxílio. Nos temos obras de solidariedade para aqueles que apelam aos bons sentimentos de nossos Irmãos. Estes devem consultar as suas possibilidades, ao mesmo tempo que os seus corações, afim de que não ultrapassem aquilo que os seus recursos lhes permitem oferecer.
A caridade deixa, efetivamente, de ser uma virtude se ela é feita em prejuízo dos deveres mais sagrados e mais prementes; uma família a manter, crianças a educar, velhos parentes a sustentar, obrigações civis a cumprir; estes são os primeiros deveres a Natureza e a Consciência nos impõem.
Dareis então vossa oferenda às nossas Obras de solidariedade, conforme vossos meios e discretamente, pois os atos de Beneficência de um Maçom não devem ser jamais atos de ostentação, nem de vaidade, próprios de envaidecer aquele que dá, como a humilhar aquele que a recebe.   
Ele devem ser unicamente a realização de um Dever e mantidos no silêncio.

Irmão Mestre de Cerimônias, queira restituir os metais ao nosso Irmão ................. . ele saberá utiliza-los com discernimento.


A devolução é feita





VENERÁVEL MESTRE
Meu Mui Querido Irmão ................. , ao final desta sessão, quando o Irmão Hospitaleiro vos apresentar, como a todos nos, o que nos chamamos de “ Tronco da Viúva “, ireis depositar vosso óbulo como ato de beneficência.
A vossa oferenda será o testemunho do espírito de sacrifício que deve animar todos os Maçons.

 - Pausa -

Não me resta nada mais, meu Irmão ................ senão destruir o Testamento no qual consignastes vossos últimos pensamentos de profano.
Sois convidados de hoje em diante para uma nova vida e vossa idéias evoluirão forçosamente, à medida que ireis vos aperfeiçoar e avançar nos conhecimentos.
Convém portanto que as vossas impressões de antigamente, destinadas a se tornarem ultrapassadas, sejam esquecidas. Ao destruir este testemunho de vosso passado, nos manifestaremos a confiança que sentiremos em vosso futuro.
Eu lanço o vosso Testamento às chamas purificadoras !

O Venerável Mestre queima o Testamento que coloca previamente na ponta da espada que se encontra sobre o seu Altar. O Ir\ Experto recolhe as cinzas em um envelope e entrega ao novo Ir\

VENERÁVEL MESTRE
Meu Irmão, conservai com carinho estas cinzas, como lembrança do dia de hoje quando vos devotastes à procura da verdade e vos unistes aos Filhos da Viúva !
Esforçai-vos em ser honrado durante a vossa vida !
Sentai-vos, meu Irmão !
Irmão Experto, queira agora incinerar as sindicâncias .

- Pausa -
O Irmão Experto queima as sindicâncias à vista de todos.

VENRÁVEL MESTRE
Agora, a palavra será dada ao Ir\ Orador para manifestar os calorosos sentimentos fraternais desta Respeitável Loja em consideração ao nosso novo Irmão ............... e expor a ele sucintamente o sentido e a finalidade da Arte Real.

Breve elocução do Ir\ Orador

VENERÁVEL MESTRE
Meus Irmãos, vamos proceder agora ao fechamento da Loja . Antes, meu Irmão ............ , queira subir ao Oriente, para que possa vos comunicar a “ Palavra Semestral “ .

O Venerável Mestre comunica a palavra Sem\ da Odediência ao ouvido do novo Ir\








INSTRUÇÃO DO PRIMEIRO GRAU

A cada grau maçônico se administra uma instrução através de perguntas e respostas.
As questões são apresentadas de maneira a estimular à reflexão. O pensador deve esforçar-se em responder e não apenas se contentar simplesmente em decorar as respostas convencionais que deverá todavia conhecer.
Contudo, algumas das respostas se devem ao “ telhamento “, e são dadas textualmente.
Esta instrução a seguir será dada em Loja, o Prim\ Vig\ fará as perguntas e o Seg\ Vig\ dará as respostas.

P - Qual é o laço que nos une ?

R - A Maçonaria.

P - O que é a Maçonaria ?

R - É uma aliança universal de homens iluminados, agrupados pelo trabalho em comum para o aperfeiçoamento intelectual e moral da humanidade.

P - Sois Maçom ?

R - Meus Irmãos me reconhecem como tal.

P - Por que respondeis assim ?

R - Porque um Aprendiz Maçom deve duvidar de si mesmo e da fragilidade de seus conhecimentos maçônicos. Ele deve portanto evitar de dar uma opinião sem antes recorrer às luzes da sabedoria de seus Irmãos.

P - O que é um Maçom ?

R - É um homem livre e de bons costumes, igualmente amigo do rico e do pobre, se eles forem virtuosos.

P - Que entendeis por “ livre “ ?

R - O homem livre é aquele que, após ter morrido para as coisas vulgares, viu renascer a vida nova conferida pela iniciação.

P - Por que dissestes que um Maçom é “igualmente amigo do rico e do pobre, se eles forem virtuosos “ ?

R - Para indicar que o valor individual deve ser apreciado em razão das qualidades morais. A estima não deve ser medida segundo a constância e a energia que o homem carrega para a realização do bem.
P -  Quais são os deveres de um Maçom ?

R - Afastar o vício e praticar a virtude.

P - Como um Maçom deve praticar a virtude ?

R - Preferindo a Justiça e a Verdade sobre todas as coisas.

P - Onde fostes recebido Maçom ?

R - Em uma Loja justa e perfeita.

P - O que é preciso para que uma Loja seja justa e perfeita ?

R - Tres a dirigem; cinco a esclarecem; sete a tornam justa e perfeita.

P - Explicai esta resposta.

R - Os TRES são o Venerável Mestre e os dois Vigilantes.
      Estes Oficiais, juntamente com o Orador e o Secretário, são as CINCO Luzes da Loja.
      Com o Experto e o Cobridor, estes SETE Oficiais tornam a Loja justa e perfeita.
      Os trabalhos não podem ser abertos sem a presença de sete Mestres Maçons, dos                                                                                      quais pelo menos quatro pertencentes à Loja.

P - E depois, quando vos tornastes Maçom ?

R - Depois que recebi a Luz.

P - O que significa esta resposta ?

R - Que nos tornamos realmente Maçons a partir do dia em que nosso espírito se abre para os mistérios da Maçonaria.

P - De que forma vos fazeis reconhecer como Maçom ?

R - Através dos Sinais, Palavras e Toque.

P - Como interpretais esta vossa resposta ?

R - Um Maçom se reconhece pelo seu modo de agir, sempre eqüitativo e sincero (sinais); sua linguagem leal e sincera (palavras); enfim, pela atitude fraternal que manifesta com todos aqueles que está unido pelos laços da solidariedade.



P - Como se fazem estes sinais ?

R - Pelo Esquadro, Nível e Perpendicular.

P - Explicai esta resposta.

R - O Maçom deve inspirar os seu atos no Sentimento de Equidade ( Esquadro ); ele deve visar ao nivelamento das desigualdades ( Nível ) e contribuir, enfim, para engrandecer o estado moral e material das pessoas e da Sociedade ( Perpendicular ).

P - Fazei o sinal de Ordem.

R - ( o faz estando à ordem )

P - O que significa este sinal ?

R - A mão direita, em esquadria colocada sobre a garganta, parece conter o fervor das paixões que se agitam no peito e preservar assim a cabeça de toda exaltação febril, susceptível de comprometer nossa lucidez de espírito.
Sob este ponto de vista, o Sinal de Ordem de Aprendiz significa: Tenho o domínio de mim mesmo e julgo tudo com imparcialidade.

P - Fazei o “ Sinal Penal “.

R - ( faz-se, estando à ordem, retirando a mão direita horizontalmente, como que a cortar a garganta, até o ombro direito, depois deixando cair o braço ao longo do corpo, depois de ter traçado um Esquadro com a mão direita )

P - O que significa este sinal ?

R - Que prefiro ter a garganta cortada, a revelar os segredos que me foram confiados.

P - Dai-me a Palavra Sagrada.

R - Não se ler, nem escrever; sei apenas soletrar; dai-me a primeira letra e vos darei a seguinte. 

P - Por que dizeis: “não sei ler, nem escrever “ ? A que se deve vossa ignorância ?

R - Na linguagem simbólica empregada pela Maçonaria. Os sentidos se distinguem progressivamente e o Iniciado, no princípio de sua carreira, soletra com dificuldade o que mais tarde será para ele objeto de uma leitura corrente.

P - O que vos indica a maneira de soletrar a Palavra sagrada ?

R - O método da Maçonaria, que exige esforços intelectuais de cada um, tudo isto para evitar de inculcar dogmas.
Coloca-se o Neófito no caminho da Verdade, dando-lhe simbolicamente a primeira letra da Palavra; deve encontrar ele mesmo a segunda; depois indica-se a ele a terceira, a fim de que ele adivinhe a quarta.

P - O que se chama de  “Salário” na Maçonaria ?

R - É a recompensa do Trabalho produzido pelo Obreiro.

P - Como se traduz o “Salário “ dos Maçons ?

R - Por um aperfeiçoamento gradual de si mesmo.

P - Qual é a forma da vossa Loja ?

R - Um quadrilongo.

P - Em que sentido é o seu comprimento ?

R - Do Ocidente ao Oriente.

P - Sua largura ?

R - Do Setentrião ao Meio-dia.

P - Sua altura ?

R - Do Nadir ao Zênite

P - O que significam estas dimensões ?

R - Que a Maçonaria é Universal.

P - por que a vossa Loja está posicionada do Ocidente ao Oriente ?

R - Ela está orientada assim para lembrar que a Maçonaria indica a direção da Luz . Lembram aos Maçons que devem se engajar neste caminho assim traçado a fim de caminhar por si sós à procura da Verdade.

P - O que entendeis pela palavra “Loja “ ?

R- É o local secreto em que se abrigam os Maçons, para realizar seu trabalhos.

P - Por que os trabalhos maçônicos devem se realizar a coberto ?
R - Porque todas as forças que são destinadas a serem usadas utilmente no exterior, devem, em primeiro lugar,  ser concentradas sobre si mesmas e adquirir assim sua máxima energia expansiva.

P - A que se pode comparar uma Loja regularmente coberta ?

R - À célula orgânica e mais especificamente a um ovo, que contem um Ser em transformação constante. Todo