IMPRESSÕES SOBRE A INICIAÇÃO DO IR. AUGUSTO


CHEGADO O DIA DA SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO, PAIRAVAM INÚMERAS DÚVIDAS EM MINHA MENTE. 

NA VERDADE, NÃO TINHA IDÉIA DO FORMATO DAS SESSOES, NÃO SABIA SEUS PROPÓSITOS, SEU GRAU, NEM TAMPOUCO SUA RITUALISTICA. 

AO SER VENDADO NA ENTRADA DE NOSSO TEMPLO, PUDE PERCEBER QUE A LEI DO SILÊNCIO QUE REINA EM NOSSAS REUNIÕES , CONSTITUI-SE NA VERDADEIRA ORIGEM DE TODAS AS INICIAÇÕES. 

A FALTA DE VISÃO, A PRINCÍPIO PODE GERAR UMA CERTA INSEGURANÇA, MAS ACABA POR CRIAR O PRIMEIRO ELO DE CONFIANÇA ENTRE O INICIADO E O CONDUTOR QUE O GUIA DURANTE AS INÚMERAS VIAGENS REALIZADAS. 

SEGUE-SE O RITUAL COM A CLAUSURA  NA CÂMARA DE REFLEXÃO, ONDE O SILÊNCIO ASSUME A SUA MAIOR IMPORTÂNCIA, VISTO QUE JÁ SE PASSAVA ALGUM TEMPO QUE NÃO TINHA A OPORTUNIDADE DE FICAR A SÓS, EM AUTÊNTICA ATITUDE CONTEMPLATIVA, EM MEDITAÇÕES QUE VISAM A MATURAÇÃO SILENCIOSA DA PRÓPRIA ALMA. 

AO LONGO DO CERIMONIAL, DURANTE OS INTERROGATÓRIOS, ENCONTRAMOS POR DIVERSAS VEZES PAUSAS SILENCIOSAS, ONDE PUDE REFLETIR TUDO AQUILO QUE ACABARA DE OUVIR. 

PASSADAS AS PROVAS DA ÁGUA E DO FOGO, NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR O MOMENTO DA TAÇA SAGRADA, DOCE E AMARGA, QUE COLOCAM O CANDIDATO OUTRA VEZ EM MOMENTO DE GRANDE REFLEXÃO. 

JÁ NO CREPÚSCULO DE NOSSA INICIAÇÃO, REALIZAMOS O JURAMENTO SAGRADO, ONDE NOS COMPROMETEMOS A MORRER SIMBOLICAMENTE PARA OS MAUS HÁBITOS E NASCER PARA UMA CAMINHADA DE LUZ E PROSPERIDADE ESPIRITUAL. 

POR FIM, CONCLUÍ QUE O FINAL DA CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO É APENAS O INÍCIO DE UMA VIDA DE APRENDIZADO CONSTANTE ONDE OS SÍMBOLOS TRANSMITEM ENSINAMENTOS QUE NOS REMETEM A VERDADEIRA ORIGEM DA MAÇONARIA.

SANTOS, 21 DE JUNHO DE 2004. 

AUGUSTO HENRIQUE RODRIGUES FILHO
A\M\