A BATERIA E A ACLAMAÇÃO

Quando da abertura e encerramento dos trabalhos em Loja, sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo, o Venerável Mestre determina a "Bateria" e em seguida a "Aclamação”:

A Bateria maçônica constitui o bater de palmas das mãos e é executada com a finalidade de interromper um ambiente contrário aos interesses místicos e mágicos.

Como nem todos os Irmãos ao ingressarem em Loja, são portadores de fluidos benéficos, muitas vezes causado pelas preocupações profanas, seja por momentos de intolerância; seja por irritabilidade momentânea, não há entre os Irmãos, perfeita harmonia.

Os trabalhos maçônicos ressentem-se de unidade e o bater palmas unissonamente, produz som e vibrações.

O som, além dos valores que se lhe conhecem como terapêutico, é também transmissor de mensagem.

No presente caso o som tem efeito de interromper bruscamente os fluidos maléficos e benéficos existentes, neutralizando totalmente, por instantes e afastando-os dos Irmãos, face às ondas vibratórias, para dar lugar a presença dos fluidos benéficos invocados através da aclamação: HUZÉ! HUZÉ! HUZÉ!

Na linguagem do ritual a aclamação HUZÉ...HUZE...HUZE... retribui a harmonia reinante na Loja que se encontra aberta sob os auspícios do Grande ArQuiteto do Universo.



Paulo M. Perazzo MM